Giannis Antetokounmpo: o cara do Mundial da China

Giannis Antetokounmpo é a grande esperança da Grécia no Mundial (Foto: Reprodução/Twitter Hellenic Basketball @HellenicBF)
Giannis Antetokounmpo é a grande esperança da Grécia no Mundial (Foto: Reprodução/Twitter Hellenic Basketball @HellenicBF)

Atual MVP da NBA. Isso talvez já bastasse para dizer que o ala grego Giannis Antetokounmpo, de 24 anos, é o principal jogador da Copa do Mundo Masculina da Fiba, sediada na China e que tem início no sábado. Entretanto, o Basquete Todo Dia irá além e mostrará porque Antetokounmpo é o cara do Mundial.

Iniciamos com a questões extra-quadra. A NBA é um (talvez o) motivo para várias pessoas serem fãs de basquete. O “Greek Freak”, atleta do Milwaukee Bucks, foi o melhor jogador da temporada 2018/2019 da liga norte-americana e oficialmente se tornou um atleta de primeiro patamar. E é a primeira vez que um atual MVP irá ao Mundial.

Pela primeira vez, o atual MVP da NBA disputará o Mundial (Foto: Divulgação/NBA)
Pela primeira vez, o atual MVP da NBA disputará o Mundial (Foto: Divulgação/NBA)

A própria NBA utiliza a figura do grego para tentar expandir a marca para o “mundo Fiba”. E o contrário também está sendo feito pela própria federação internacional. Giannis é, a todo instante, utilizado em peças publicitárias, de marketing e afins.

A Federação Grega de Basquete também surfou na “onda Giannis”. Sempre que possível, os helênicos envolvem Antetokounmpo em postagens nas redes sociais. Bom lembrar que o ala tem origem nigeriana, nasceu em Atenas, mas conseguiu a cidadania europeia somente aos 18 anos.

Outro ponto alto do tamanho de Giannis no torneio é relacionado à Nike. O jogador, patrocinado pela empresa estadunidense, assinou um contrato exclusivo para produzir uma linha com a assinatura do grego, chamada “Zoom Freak”. E esse calçado vai ser estreado oficialmente no Mundial, não na próxima temporada da NBA.

Tênis Zoom Freak será estreado oficialmente no Mundial (Foto: Divulgação/NBA)
Tênis Zoom Freak será estreado oficialmente no Mundial (Foto: Divulgação/NBA)

Relacionado aos pontos dentro de quadra, as várias ausências no time dos Estados Unidos (que irá com a equipe D para a Copa da China) ajudam a deixar Giannis como o nome do torneio. Outros ótimos jogadores, como o sérvio Nikola Jokic, o estadunidense Kemba Walker e o francês Rudy Gobert, também figuram nessa lista, mas não tem na prateleira um troféu de MVP.

Na preparação da Grécia para o Mundial, Antetokounmpo atuou em seis dos oito jogos da seleção. O camisa 34 teve média de 19 pontos por jogo (quatro vezes cestinha) e mostrou que, mesmo depois de uma temporada desgastante, está pronto para o campeonato.

A Seleção Grega (que tem dois Antetokoumpos no time: Giannis e seu irmão Thanasis, que também pertence ao Bucks) está no Grupo F, junto de Brasil, Montenegro e Nova Zelândia. A estreia grega será no domingo, diante dos montenegrinos, em Nanjing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *