Basquete em cadeira de rodas: Brasil fecha Parapan de Lima com medalha

Basquete em cadeira de rodas feminino conseguiu o bronze (Foto: Alexandra Schneider/CPB)
Basquete em cadeira de rodas feminino conseguiu o bronze (Foto: Alexandra Schneider/CPB)

Os Jogos Parapan-Americanos de Lima tiveram fim para o basquete de cadeiras de rodas brasileiro nessa sexta-feira com um resultado de consolação. A seleção feminina bateu a Argentina por 69 a 44 e conseguiu a medalha de bronze. Já o masculino terminou em quinto.

Com os resultados no Peru, ambas as seleções não garantiram vaga na Paralimpíada de Tóquio, em 2020. No Parapan de Toronto, em 2015, o Brasil faturou a medalha de bronze no feminino e a equipe masculina ficou em quarto lugar.

A modalidade é administrada em solo nacional pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas – CBBC. Ela luta para organizar competições e as próprias seleções, e o Basquete Todo Dia traz um pouco da situação do esporte no país.

A situação é delicada, mas com alguma organização. Para se ter ideia, os campeonatos nacionais têm durações de apenas cinco dias (veja o cronograma ao fim deste texto).

A preparação das seleções para o Parapan tomou conta de boa parte da temporada. Agora, os campeonatos ao redor do país darão fim a 2019. Detalhe que a categoria feminina não possui mais de uma divisão. A programação de 2020 ainda está sendo montada.

Cronograma de 2019 da CBBC (Foto: Divulgação/CBBC)
Cronograma de 2019 da CBBC (Foto: Divulgação/CBBC)

One thought to “Basquete em cadeira de rodas: Brasil fecha Parapan de Lima com medalha”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *