
A derrota do Brasil para a República Tcheca por 93 a 71, na manhã deste sábado, pela primeira rodada do Grupo K da Copa do Mundo, na China, colocou a seleção comandada pelo técnico croata Aleksandar Petrovic em situação delicada. Agora, o time brasileiro precisará vencer os Estados Unidos, na segunda-feira, às 9h30, para avançar às quartas de final. Dependendo, o triunfo deverá ser com uma boa margem de pontos.
No outro jogo deste sábado, por 69 a 53, os estadunidenses venceram a Grécia, que não tem mais condições de avançar no torneio. Com isso, abrem-se duas situações para o Brasil seguir no torneio e continuar em busca de uma vaga olímpica.
Em ambas, a vitória brasileira se faz necessária. Na segunda-feira, caso a Grécia bata a República Tcheca, a seleção verde e amarela avança com saldo igual ao dos Estados Unidos: quatro triunfos e um revés.
Já se a República Tcheca bater a equipe de Giannis Antetokounmpo, o Brasil precisará vencer os Estados Unidos por uma vantagem igual ou superior a 22 pontos. Isso porque as três seleções ficariam empatadas e a decisão entre europeus e brasileiros se daria no saldo de cestas.
Uma nova derrota brasileira seria, definitivamente, o fim da linha no Mundial da China. Desta maneira, Argentina e Estados Unidos seriam os únicos americanos no top 8 e garantiriam vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. O Brasil disputaria um Pré-Olímpico no próximo ano, ainda a ser definido pela Fiba.