‘Aquece’ para o NBB? Campeonato Mineiro deve acontecer uma semana antes do torneio nacional

Troféu de campeão mineiro erguido pelo Minas em 2018 (Foto: Orlando Bento/Minas)
Troféu de campeão mineiro erguido pelo Minas em 2018 (Foto: Orlando Bento/Minas)

O Campeonato Mineiro vai ganhando forma e deve ter todos os detalhes fechados até o fim desta semana. Algumas situações, como o número de equipes no torneio, já estão definidas. Já outras, como fórmula de disputa, datas, horários e local dos jogos ainda seguem incertas. Veja, abaixo, o que já se sabe sobre o Estadual deste ano:

Preferência de datas

Inicialmente, a Federação Mineira de Basketball (FMB) gostaria de realizar o torneio entre sexta-feira e domingo desta semana. Entretanto, com o curto prazo, não foi possível definir isso. Dessa forma, a nova preferência são pelos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro, cerca de uma semana antes do início do NBB, quando o Minas abre a competição diante do Flamengo.

Isso porque, em 27 e 28 de setembro, o Minas disputará amistosos em Campina Grande contra Basquete Cearense e Unifacisa. O clube da Rua da Bahia ainda não sabe se atuará no Estadual com a equipe principal, mas o tradicional torneio pode ser uma espécie de “aquecimento”, principalmente para a torcida, já de olho no duelo com o Flamengo, na estreia oficial da temporada 2019/2020.

Local

Um dos principais motivos para a indefinição nas datas está relacionado ao local de disputa do Mineiro. A FMB gostaria que a Arena Minas Tênis Clube fosse o palco de todas as partidas, mas devido a situações de agenda envolvendo outras modalidades, ainda não há definição. O Mackenzie e o Olympico, ambos também de BH, são outras opções para abrigar o Estadual.

Equipes

Assim como em 2018, equipes amadoras participarão do Mineiro junto de times profissionais. Para este ano, estão confirmados os amadores IBC e Vigor, de BH, e Juiz de Fora, equipe que leva o nome da cidade onde atua, e os profissionais Niterói, convidado do Rio de Janeiro, e Minas, que pode ir à quadra com uma equipe de jovens ou até time misto.

Fórmula de disputa

A fórmula de disputa também depende do calendário disponível, emperrado pela indefinição da sede do torneio. A federação tem preferência pelo sistema de pontos corridos, realizado em dias sequenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *