
A NBA Brasil anunciou, nessa quarta-feira, uma ação de lançamento do game NBA 2K20 no país. Apesar do evento e de todo cronograma promovendo o jogo, a empresa estadunidense 2K, fabricante da franquia NBA 2K, segue ignorando os consumidores brasileiros, assim como fez nas outras 20 edições.
O game não conta com tradução para português e dublagem, ao menos, no modo história, chamado MyCareer. Segundo um levantamento de abril deste ano, desenvolvido pela instituição inglesa cultural British Council, somente 5% dos brasileiros falam ou compreendem a língua inglesa.
Até então, somente a experiência quanto a compreensão de algumas situações estaria prejudicada. Mas a situação piora quando se abordam os modos de jogo online.
A 2K não dispõe de servidores brasileiros e, com isso, os jogadores do Brasil têm que disputar partidas contra estrangeiros. Isso ocasiona uma série de problemas, como lag, delay e até desconexão pela latência apresentada durante a jogatina. O problema de servers é algo que engloba toda América do Sul e também a África.
A Akami, empresa estadunidense de telecomunicações, fez uma pesquisa em 2017, que apontou o Brasil como o 79º país no ranking das internets mais velozes do mundo. Principal youtuber brasileiro de NBA 2K com 146 mil inscritos, Jota Júnior, dono do canal Jotaplays, lamenta a situação e vê um certo descaso atualmente por parte da empresa.
“Eu achava que a falta de entrada com tradução, servidor, dublagem ou qualquer coisa era pura e simplesmente por número baixo de venda, problema de mercado. Mas, depois do ‘boom’ da NBA no Brasil, acredito que seja descaso e falta de atenção com um mercado em larga expansão e a passos largos. Se a concorrência, EA, com o NBA Live, lançar traduzido e localizado como já fazem com o futebol, só ver como é o Fifa, vão dominar o mercado em pouco tempo”.
Jota também refletiu mais sobre a relação do custo-benefício para a 2K, caso ela quisesse investir no público brasileiro.
“Afinal, quanto custaria pagar um tradutor para os textos? Para os menus? Como o Fifa fez por muito tempo… Quanto, realmente, seria caro investir esperando um retorno num país gigante como o Brasil? Antes não tínhamos transmissões e conhecimento em horário nobre da liga, mas hoje é fácil vermos NBA nos jornais impressos ou na hora do almoço em um Globo Esporte, da vida. Então, quanto realmente custaria investir nesses detalhes para estourar em vendas por aqui?”, finalizou o youtuber carioca.
O evento de lançamento do NBA 2K20 no Brasil
A NBA Brasil organizará um mini-torneio com a participação de nomes como o pivô Lucas “Bebê” Nogueira (ex-Toronto Raptors e atualmente sem clube), o humorista Carioca, o youtuber Fred, o rapper Fábio Brazza e o apresentador e comentarista Fernando Medeiros.
O conteúdo do campeonato de NBA 2K20 será dividido em sete episódios diários, exibidos entre os dias 24 e 30 de setembro nas redes sociais da NBA Brasil (Facebook, Twitter e Instagram).
NBA 2K20

O NBA 2K20 foi lançado em 6 de setembro deste ano. O game está disponível para PlayStation 4, Xbox One e computador. Nas lojas oficiais dos consoles (PlayStation Store e Microsoft Store), a versão primária do jogo custa, respectivamente, R$ 249,90 e R$ 247,45.
sacanagem eles não verem o Brasil como uma potencia no 2k20, iria faturar muito mais dando uma atenção para nós
Sim.
Mais pra dizer bens verdade eu jogo o jogo desde o 2k10 e e jogo online e digo que nem precisa de tradução e sim de um servidor pois muitas vezes perdemos pra conexão e não pro adversário que estamos jogando contra ??????
Verdade cara!
Acredito q tem q ter sim, é foda jogar um jogo desse triple A e n ter suporte pro seu idioma nativo, talvez pra quando sua mina ou um amigo teu for jogar ctg, nem todo mundo curte a lingua inglesa.
Pois é. Isso complica muito.
A realidade é que está mais fácil fazer um curso de inglês do que a 2k traduzir o game, com ao menos legendas para o português.
Difícil mesmo…
Pra ser bem sincero, eu quero mais é que a tradução vai la pra casa do c, eu queria mesmo era um servidor decente, pois paguei 400 reais na merda do 2k20 deluxe edition e nao consigo jogar no neighborhood por que o ping não deixa, o que acaba decepcionando demais
realmente é bem isso, engraçado que no nba 2k16 ( O melhor) dava pra jogar, mas agora…….
Muito bom seu site gostei muito, vou visitar sempre ótimo artigo o seu abraços amigo
Sou Fernanda parabéns pelo conteúdo do seu site, gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.