Segundo turno do NBB começa nesta segunda-feira; veja situação do campeonato e expectativas

Flamengo é o atual campeão do NBB e maior vencedor do torneio, com seis títulos (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Flamengo é o atual campeão do NBB e maior vencedor do torneio, com seis títulos (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

O segundo turno da fase classificatória do NBB tem início nesta segunda-feira, às 20h, com a partida entre Brasília e Pato, no Ginásio da ASCEB, no Distrito Federal. O jogo terá transmissão do DAZN. Abaixo, o Basquete Todo Dia traz um panorama da principal competição do basquete brasileiro e a expectativa quanto às equipes.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN E ASSISTIR AOS JOGOS DO NBB, DA EUROLIGA E DA CHAMPIONS LEAGUE AMÉRICAS

Flamengo e Franca soberanos?

Eles lideraram o primeiro turno e decidiram a Copa Super 8, seriam as equipes a serem batidas? Ao que tudo indica, sim. Flamengo, atual campeão do NBB, e Franca, que conquistou a copa nacional no último sábado, são líder e vice-líder, respectivamente, da liga. Os cariocas têm situação mais confortável no torneio, com apenas duas derrotas em 15 jogos. Já os francanos têm quatro reveses, assim como São Paulo, terceiro, e Mogi, quarto.

Briga pelo G4

Os quatro primeiros da fase classificatória se garantem diretamente nas quartas de final. Além das quatro equipes citadas, a briga se acirra do quinto ao nono colocado, quando a diferença de derrotas se torna duas. Pinheiros, Minas, Unifacisa, Corinthians e Paulistano aparecem como principais candidatos para tentarem uma vaga direta nas quartas.

Unifacisa

Na primeira temporada no NBB, a Unifacisa fechou o primeiro turno com uma campanha de nove vitórias e seis derrotas, na sétima posição. A equipe de Campina Grande, na Paraíba, vem sendo considerada uma das sensações do torneio. Há uma expectativa em torno do time para ver se conseguem se firmar, pelo menos, entre os oito melhores da primeira fase da liga e classificar às oitavas com mando de quadra.

Minas engrena?

O badalado Minas, com um elenco com jogadores de alto escalão, teve um primeiro turno de oscilação, mas fechou o primeiro turno em sexto, com nove vitórias e seis derrotas. Espera-se que o time, comandado por Leo Costa, possa finalmente começar a emendar bons resultados e chegar firme aos playoffs, visando principalmente o G4.

Corinthians, Paulistano, Botafogo e Bauru

Equipes importantes no basquete, os quatro citados não fazem uma boa temporada. Corinthians vem de resultados ruins desde o vice-campeonato da Liga Sul-Americana; Paulistano perdeu a vaga no Super 8 após derrota para o 16º e lanterna Pato; Botafogo não consegue repetir o desempenho que levou a equipe ao título da Sul-Americana; e Bauru luta para se manter no grupo dos 12, que avançam aos mata-matas. Cenário de pressão para todos esses times.

Calendário apertado

Envolvidos na Champions League Américas, Flamengo, Franca e Mogi terão um calendário cheio de decisões para conciliar com o segundo turno do NBB. Veremos como as equipes vão suportar ao forte ritmo da temporada, com viagens desgastantes para países vizinhos. Alguns times também cederão jogadores à Seleção Brasileira, sendo também um desgaste a mais.

São José, Basquete Cearense e Pato

As três equipes figuram como 14º, 15º e lanterna, respectivamente. Todas já venceram, e sonham com uma classificação para os playoffs, conseguida a partir do 12º posto. Um resultado desse tipo seria mágico para qualquer uma dessas equipes.

Jogo das Estrelas

Entre os dias 20 e 22 de março, no Ginásio do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, será realizado o fim de semana das estrelas, com ações de patrocinadores, Desafio de Habilidades, Enterradas e o Jogo das Estrelas. O evento reúne os melhores jogadores do NBB até então, selecionados por participação popular. Ainda não se sabe se será mantido o duelo entre brasileiros e estrangeiros no Jogo das Estrelas, que fecha o fim de semana.

Playoffs

O segundo turno e a fase classificatória do NBB se encerram em quatro de abril. Os quatro primeiros avançam às quartas, enquanto as equipes de quinto ao 12º lugar e enfrentam nas oitavas. Esses duelos mata-matas começam em meados do mesmo mês.

Desafios

O principal desafio das equipes do NBB é levar mais pessoas aos ginásios. Um levantamento realizado pelo blog Bala na Cesta mostra que a média de ocupação nas partidas no principal torneio nacional é de apenas 38,2%, com média geral de 999 presentes. Se fora da quadra as questões quanto divulgação e transmissão por parte da Liga Nacional de Basquete (LNB), organizador do NBB, parecem resolvidas, ainda há esse problema. Para mim, ainda há falta de tato quanto ao tratamento com o público, desde a proibição de bandeiras até modo como lidar com os clubes “de camisa”, aqueles que possuem sucesso no futebol e herdam as torcidas dos estádios. Também há um possível caso de racismo envolvendo o pivô Alexandre Paranhos, do Mogi, em uma partida contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, que ainda não foi esclarecido pelos órgãos competentes.

Classificação

1 – Flamengo – 13 vitórias e 2 derrotas

2 – Franca – 11 vitórias e 4 derrotas

3 – São Paulo – 11 vitórias e 4 derrotas

4 – Mogi – 11 vitórias e 4 derrotas

5 – Pinheiros – 9 vitórias e 6 derrotas

6 – Minas – 9 vitórias e 6 derrotas

7 – Unifacisa – 9 vitórias e 6 derrotas

8 – Corinthians – 8 vitórias e 7 derrotas

9 – Paulistano – 8 vitórias e 7 derrotas

10 – Botafogo – 7 vitórias e 8 derrotas

11 – Rio Claro – 6 vitórias e 9 derrotas

12 – Bauru – 5 vitórias e 10 derrotas

13 – Brasília – 5 vitórias e 10 derrotas

14 – São José – 3 vitórias e 12 derrotas

15 – Basquete Cearense – 3 vitórias e 12 derrotas

16 – Pato – 2 vitórias e 13 derrotas

2 thoughts to “Segundo turno do NBB começa nesta segunda-feira; veja situação do campeonato e expectativas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *