
O ala Didi, do Sydney Kings, da Austrália, pediu dispensa da Seleção Brasileira. Ele foi convocado para as duas partidas contra contra o Uruguai, em 21 de fevereiro como mandante (em São José dos Pinhais) e em 24 do mesmo mês como visitante (em Montevidéu), pela primeira semana do Grupo B das Eliminatórias para a Copa América de 2021. Esta é a terceira baixa do técnico Aleksandar Petrovic na lista, que tem 14 atletas.
Didi ainda não informou o motivo da dispensa. O jovem ala, de 20 anos, retornou em 11 de janeiro de uma lesão (estiramento na panturrilha), fator pelo qual perdeu quatro jogos da NBL, o campeonato australiano. Apesar disso, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) diz que a recente lesão não influenciou no pedido.
O pivô Rafael Hettsheimer, do Franca, foi o primeiro atleta a pedir dispensa da seleção, por motivos pessoais. Ele seria substituído por Luís Gruber, do Mogi. Entretanto, Gruber rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em 15 de janeiro e ficará fora de ação de seis a nove meses. A CBB informará nas próximas semanas os substitutos de Gruber e Didi.
Convocação da seleção para duelos com o Uruguai (21/2, casa, e 24/2, fora), pela 1ª semana das Eliminatórias da Copa América de 2021:
Rafa Luz, Georginho e Yago; Cauê Borges, Fuzaro e Gui Santos; Didi e Jhonatan; Lucas Dias, Du Sommer e Márcio; Hettsheimer, Dikembe e R. Mineiro. pic.twitter.com/jMuxd6EwC6— Matheus Muratori (@matheusmuratori) January 7, 2020