
Principal campeonato de basquete feminino do Brasil, a Liga de Basquete Feminino (LBF) teve início nesse domingo (8), no Dia internacional da Mulher. No primeiro dia de competição, o Santo André bateu o Ituano fora de casa, por 73 a 71.
Oito equipes (Blumenau, Ituano, Sorocaba, Sampaio Corrêa, Santo André, Araraquara, Liga Super Basketball e Campinas), distribuídas por quatro estados (Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo), disputam o campeonato. Elas se enfrentam em turno e returno em uma fase classificatória. Os mata-matas começam nas quartas de final, com o primeiro enfrentando o oitavo e assim sucessivamente.
Os times de melhor campanha na fase classificatória têm o mando de quada. O encerramento do torneio está previsto para 31 de agosto deste ano. Campeão e vice garantem vaga para a Liga Sul-Americana do ano que vem. O Sampaio Corrêa é o atual campeão nacional e defende o título nesta temporada.
Transmissão
A décima edição da LBF conta com uma novidade. A partida de abertura entre Ituano e Santo André foi transmitida pela TV Cultura, nova emissora oficial do torneio.
A emissora paulista chega ao basquete feminino com um novo horário fixo em sua programação, exibindo as partidas da LBF sempre nas tardes de domingo, às 14 horas – com exceção da partida inaugural, que terá o horário excepcional das 15 horas. Além da exibição na TV aberta, os jogos também serão transmitidos ao vivo pelo site da emissora. Os demais jogos não devem ser transmitidos.