Olimpíada adiada para 2021, e perguntamos: quais os campeões da NBA em anos olímpicos? Veja a lista completa

Chicago Bulls se sagrou campeão da NBA em 1996 (Foto: Divulgação/Chicago Bulls)
Chicago Bulls se sagrou campeão da NBA em 1996 (Foto: Divulgação/Chicago Bulls)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu nesta terça-feira pelo adiamento da Olimpíada de Tóquio, que seria realizada entre 24 de julho e 9 de agosto deste ano, devido ao avanço do coronavírus em todo mundo. Os Jogos Olímpicos serão disputados em 2021, o que muda consideravelmente o cenário esportivo mundial. Diante disso, o Basquete Todo Dia vai relembrar um material divulgado em 1º de janeiro de 2020, sobre as equipes campeãs da NBA em anos olímpicos. O levantamento também apontou os então atuais campeões que participaram dos torneios olímpicos.

Começamos em 1992, primeiro ano que atletas da NBA disputaram o campeonato olímpico de basquete masculino. O Chicago Bulls venceu a liga e teve o ala-armador Michael Jordan e o ala Scottie Pippen, estadunidenses, como representantes em Barcelona-1992, onde conquistaram o ouro.

Em 1996, o Chicago Bulls foi novamente o campeão da NBA. Outra vez, Pippen defendeu a seleção e conquistou o ouro olímpico em Atlanta, nos Estados Unidos. Ala-pivô do Bulls, o croata Toni Kukoc também participou daquela Olimpíada.

O Los Angeles Lakers se sagrou campeão da NBA em 2000, ano dos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália. Entretanto, nenhum jogador da franquia californiana atuou no torneio daquele ano.

Já em 2004, ano dos Jogos de Atenas, o Detroit Pistons conquistou a NBA. Nenhum dos então atuais campeões da NBA defenderam alguma seleção na Grécia.

Em 2008, foi a vez do Boston Celtics se sagrar campeão da NBA. Nenhum atleta, entretanto, atuou nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China.

Celtics é a equipe mais vencedora da NBA ao total e também em anos olímpicos (Foto: Barry Chin/Globe Staff)
Celtics é a equipe mais vencedora da NBA no total e também em anos olímpicos (Foto: Barry Chin/Globe Staff)

O Miami Heat assegurou o título de campeão da NBA em 2012, ano dos Jogos de Londres, na Inglaterra. O ala LeBron James esteve presente naquela edição, onde conquistou o ouro. O pivô francês Ronny Turiaf foi outro campeão da liga norte-americana que atuou em Londres-2012.

O Cleveland Cavaliers conquistou seu primeiro e único título de NBA em 2016, ano da Rio-2016. O armador estadunidense Kyrie Irving foi um dos campeões que atuou no Brasil, onde conquistou o ouro. O armador australiano Matthew Dellavedova foi outro então campeão da NBA a disputar o torneio olímpico.

Único título do Cleveland Cavaliers foi em um ano olímpico (Foto: Divulgação/NBA)
Único título do Cleveland Cavaliers foi em um ano olímpico (Foto: Divulgação/NBA)

Era pré-atletas da NBA

Antes de 1989, jogadores da NBA não podiam atuar em competições mundiais. O Basquete Todo Dia também traz as conquistas da NBA nessa era “pré-abertura” da liga. Veja abaixo:

1988 – Los Angeles Lakers

1984 – Boston Celtics

1980 – Los Angeles Lakers

1976 – Boston Celtics

1972 – Los Angeles Lakers

1968 – Boston Celtics

1964 – Boston Celtics

1960 – Boston Celtics

1956 – Golden State Warriors

1952 – Los Angeles Lakers

1948 (NBA ainda era BAA) – Baltimore Bullets

Total de títulos de NBA das equipes em anos olímpicos:

Boston Celtics: 6

Los Angeles Lakers: 5

Chicago Bulls: 2

Cleveland Cavaliers: 1

Miami Heat: 1

Detroit Pistons: 1

Golden State Warriors: 1

Baltimore Bullets: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *