Divisão de acesso do NBB segue com início suspenso; expectativa de estreia fica para julho

Detalhes do Brasileiro da CBB, sem data de estreia definida (Foto: Divulgação/CBB)
Detalhes do Brasileiro da CBB, sem data de estreia definida (Foto: Divulgação/CBB)

O primeiro Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) como divisão de acesso do NBB segue com início suspenso devido à pandemia do novo coronavírus. A expectativa de estreia do torneio, segundo nota oficial da entidade organizadora divulgada nesta segunda-feira, é de julho, mas isso pode mudar conforme o cenário indicar.

O Brasileiro da CBB, inicialmente, teria início em 15 de março. No dia 12 deste mês, a CBB anunciou a suspensão do torneio, de acordo com a recomendação da Federação Internacional de Basquete (Fiba) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) em meio à pandemia da COVID-19.

O Brasileiro tem 14 equipes participantes. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro de suas conferências, em turno e returno. Os dois melhores de cada avançam direto para as quartas de final. As demais equipes (terceiro, quarto, quinto e sexto) realizam duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências, definindo mais quatro classificados.

As quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, sendo que os primeiros colocados enfrentam o vencedor do duelo entre o 4º x 5º. Os segundos colocados pegam o adversário que vencer o jogo entre 3º x 6º. Por fim, o campeão brasileiro será definido em Final Four entre os quatro semifinalistas.

O campeão do Brasileiro, divisão de acesso, tem o direito de pleitear uma vaga ao NBB na temporada seguinte. Caso o Pinheiros B conquiste a taça, o segundo colocado tem o direito de pleitear um lugar no torneio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *