Como a NBA vai retomar a temporada em meio à pandemia do novo coronavírus?

Retomada da atual temporada vai atrasar o início da próxima (Foto: Divulgação/NBA)
Retomada da atual temporada vai atrasar o início da próxima (Foto: Divulgação/NBA)

A NBA definiu nessa quinta-feira a data para retorno da temporada 2019/2020 e todos as etapas para essa retomada. A previsão é de que a bola suba em 31 de julho deste ano, com participação de 22 das 30 equipes da liga. A decisão foi tomada após reunião com os dirigentes das franquias, que aprovaram o regulamento por 29 a 1 (o Portland Trail Blazers foi o único contrário).

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN

Os 22 times que retornarão serão os 16 (oito por conferência) em posições atuais para os playoffs e mais seis que estão seis vitórias ou menos atrás da oitava colocada nas respectivas conferências. Com isso, serão nove equipes da Conferência Leste e 13 da Oeste.

A oficialização pode acontecer nesta sexta-feira, após aprovação da associação dos jogadores. Em 15 de junho, os atletas retornarão para a cidade onde atuam. No dia 21, eles vão se apresentar aos clubes e um dia depois começará a testagem em massa em todos os envolvidos de cada franquia.

Em 30 de junho, os treinamentos podem ser retomados. Em 7 de julho, todos os envolvidos vão embarcar para Orlando, na Flórida. Em 31 desse mês a bola sobe. A data limite da temporada 2019/2020 é 12 de outubro, com um possível jogo 7 de final, enquanto a próxima pode ser atrasada e começar em 1º de dezembro deste ano.

No complexo de esportes da ESPN da Disney, onde será disputada o restante da atual temporada, os times atuarão oito vezes para definir as posições por conferência. Se no fim dessa disputa, a distância do oitavo para o nono colocado de cada costa for de quatro jogos, terá um mini-torneio classificatório em melhor de três para decidir quem avança à fase eliminatória.

Se a diferença for maior que quatro jogos, a classificação aos playoffs segue normalmente. Ainda não se sabe detalhes de como será a fase mata-mata e nem qual a vantagem dos melhores colocados. Outros protocolos de saúde, como a visitação de parentes e testagem dos envolvidos ainda serão divulgadas.

A temporada 2019/2020 da liga está suspensa devido à pandemia do novo coronavírus desde 12 de março, faltando pouco mais de dois meses para o fim da temporada regular e início dos playoffs.

Quem continua

Los Angeles Lakers, Los Angeles Clippers, Denver Nuggets, Utah Jazz, Oklahoma City Thunder, Houston Rockets, Dallas Mavericks, Memphis Grizzlies, Portland Trail Blazers, New Orleans Pelicans, Sacramento Kings, San Antonio Spurs e Phoenix Suns (Conferência Oeste); e Milwaukee Bucks, Toronto Raptors, Boston Celtics, Miami Heat, Indiana Pacers, Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets, Orlando Magic e Washington Wizards (Conferência Leste) seguem na disputa.

Coronavírus

O coronavírus já matou 109.731 pessoas nos Estados Unidos e infectou outras 1.911.339. Em Toronto, cidade canadense representada pelo Toronto Raptors na NBA, 29.403 casos de COVID-19 foram confirmados e 2.347 pessoas morreram da doença. A temporada 2019/2020 da G-League foi cancelada, enquanto a temporada 2020 da WNBA ainda não foi definida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *