NBB define data para nova temporada e não altera limite de estrangeiros por equipe; torneios internacionais seguem como dúvida

Próxima temporada do NBB já tem data marcada para começar (Foto: Marcos Limonti/Franca)
Próxima temporada do NBB já tem data marcada para começar (Foto: Marcos Limonti/Franca)

A primeira reunião da Liga Nacional de Basquete (LNB) para tratar da temporada 2020/2021 do NBB foi realizada nessa quinta-feira e definiu alguns detalhes da próxima disputa. O campeonato começará em 14 de novembro, em um sábado, e o número limite de estrangeiros por equipe seguiu o mesmo (quatro), apesar de pressão de atletas brasileiros pela redução desse número.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN

Participaram do encontro remoto membros da LNB, dirigentes de dez clubes (Basquete Cearense, Bauru, Brasília, Botafogo, Flamengo, Franca, Minas, Paulistano, Pinheiros e São José) e o presidente da Associação de Atletas Profissionais de Basquetebol do Brasil (AAPB), o pivô Guilherme Teichmann, do Corinthians. As equipes têm como data limite o dia 14 de agosto para declararem o interesse de disputar o NBB e até o dia 30 do mesmo mês para comprovar os documentos para inscrição.

Os clubes da nova temporada do NBB serão conhecidos em 4 de setembro. Já a divulgação da tabela acontecerá no dia 15 do mesmo mês.

Torneios internacionais

Ainda há uma pendência em relação à temporada passada, foi cancelada na 20ª e antepenúltima semana da fase classificatória devido à pandemia do novo coronavírus: as vagas nos torneios internacionais. O NBB aguarda mais informações da Federação Internacional de Basquete (Fiba) para indicar oficialmente os representantes na Champions League Américas e na Liga Sul-Americana.

A princípio, Flamengo e Franca iriam para a Champions League pelas colocações no NBB. O Botafogo também tem direito a uma vaga e deve disputar o principal torneio latino-americano, já que conquistou a Liga Sul-Americana da temporada passada. Já os representantes na próxima Liga Sul-Americana seriam São Paulo, Minas e Mogi. A Fiba aguarda para confirmar a quantidade de vagas por país e tem “travado” as discussões desse tema.

Em tese, o Brasil deveria ter quatro representantes na Champions League, já que Botafogo venceu a Sul-Americana e o Franca conquistou a Copa Super 8. Como os francanos já estão na zona de classificação pelo NBB, uma vaga abriria pelo torneio, a ser herdada pelo terceiro colocado São Paulo. Caso isso ocorra, o Pinheiros, sexto, teria direito de disputar a Sul-Americana.

2 thoughts to “NBB define data para nova temporada e não altera limite de estrangeiros por equipe; torneios internacionais seguem como dúvida”

  1. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d certainly donate to this fantastic blog!
    I guess for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account.

    I look forward to new updates and will talk about this
    blog with my Facebook group. Talk soon!

  2. Hello, Neat post. There’s an issue with your site in internet explorer, would test this?K IE nonetheless is the marketplace leader and a large component to other folks will miss your magnificent writing due to this problem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *