Reunião nesta segunda define cancelamento ou disputa da divisão de acesso do NBB em 2020

Brasileiro da CBB pode seguir os passos dos outros dois torneios profissionais brasileiros e ser cancelado devido à pandemia (Foto: Divulgação/CBB)
Brasileiro da CBB pode seguir os passos dos outros dois torneios profissionais brasileiros e ser cancelado devido à pandemia (Foto: Divulgação/CBB)

A edição de 2020 do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) terá o futuro definido em reunião técnica nesta segunda-feira (13), às 18h, com a participação dos 14 clubes inscritos, dirigentes da entidade e membros da organização do campeonato. Esta é a primeira vez em que o torneio servirá, na prática, como divisão de acesso ao próximo NBB, torneio de elite do basquete masculino nacional (o campeão, caso tenha as contas aprovadas, pode disputar o campeonato).

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN

O Brasileiro da CBB estava com início marcado para 15 de março, mas não chegou nem a começar devido à pandemia do novo coronavírus. A data estimada pela entidade para o fim do campeonato originalmente era 11 de julho, com a decisão do Final Four.

A tendência é de que o torneio seja cancelado, já que o Brasil ainda sofre com a pandemia do novo coronavírus. A Associação de Atletas Profissionais de Basquete (AAPB) foi consultada pelo Basquete Todo Dia sobre o caso. Presidente da entidade, o pivô Guilherme Teichmann, manifestou-se.

“Ate hoje não participamos das reuniões da liga da CBB. Espero que seja possível realizar o campeonato com segurança para os atletas. Esse torneio é fundamental para mais atletas terem espaço para atuar profissionalmente”, afirmou Teichmann, que defendeu o Corinthians na temporada 2019/2020 do NBB e ainda não tem futuro definido.

A temporada 2019/2020 do NBB foi dada por encerrada pelos clubes da elite do basquete brasileiro na antepenúltima semana da fase classificatória, sem um campeão ser declarado. A decisão foi tomada em 4 de maio. Já a edição de 2020 da LBF também foi cancelada, em 23 de junho.

Fórmula inicial de disputa do Brasileiro da CBB

Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro de suas conferências, em turno e returno. Os dois melhores de cada avançam direto para as quartas de final. As demais equipes (terceiro, quarto, quinto e sexto) realizam duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências, definindo mais quatro classificados.

As quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, sendo que os primeiros colocados enfrentam o vencedor do duelo entre o 4º x 5º. Os segundos colocados pegam o adversário que vencer o jogo entre 3º x 6º. Por fim, o campeão brasileiro será definido em Final Four entre os quatro semifinalistas.

O campeão do Brasileirão, divisão de acesso, tem o direito de pleitear uma vaga no NBB na temporada seguinte. Caso o Pinheiros B conquiste a taça, o segundo colocado tem o direito de pleitear um lugar no torneio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *