
Minas Gerais terá um novo time profissional para a disputa de torneios nacionais: o Montes Claros Basketball. O clube fez o registro, na última sexta-feira (18), como novo afiliado da Federação Mineira de Basketball (FMB) e se inscreveu para a disputa do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) de 2021. A edição de 2020 da competição, de segundo nível, foi cancelada devido à pandemia do novo coronavírus.
CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN
O Montes Claros, sediado na cidade de mesmo nome no Norte de Minas, se junta a Minas Tênis Clube, na capital Belo Horizonte, e ao Praia Clube, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Os minas-tenistas carregam boa parte da tradição do esporte no estado e figuram no NBB, principal competição de basquete do país, enquanto os praianos disputam o Brasileiro da CBB.
Outra equipe da capital mineira é o Círculo Militar, que montou uma equipe adulta, mas que ainda não tem previsão de disputar o Brasileiro da CBB. Não há equipes femininas profissionais de basquete em Minas Gerais, o que deixa o estado sem representação na Liga de Basquete Feminino (LBF).
A reunião entre FMB e Montes Claros também tratou da base da nova equipe, que também deve ter categorias para jovens talentos e pode ser sede de campeonatos que estão por vir.