
Com nova virada história, o Minas venceu o Minas por 89 a 82 nesta quarta-feira (23), pela sétima semana da fase classificatória do NBB, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo. Os francanos lideraram desde os primeiros dez minutos, abriram vantagem de 18 pontos no terceiro quarto, mas os minas-tenistas reagiram e viraram o jogo no último período.
CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN
Essa foi a segunda grande virada do Minas no NBB. No penúltimo jogo do time no NBB, no sábado (19), os mineiros tiraram 17 pontos de vantagem do São Paulo e venceram por 96 a 92. A vitória minas-tenista também põe fim a um tabu de mais de cinco anos e 11 jogos do clube sem um triunfo sobre os francanos.
O Minas, vice-líder do NBB, chegou a 12 vitórias, todas seguidas, neste campeonato, em 13 jogos. O Franca, que sofreu o quinto revés em 13 partidas no campeonato, permaneceu em sexto.
Os minas-tenistas voltam a atuar somente em 2021. Em 5 de janeiro, às 17h, eles enfrentam o Bauru, Ginásio Antonio Prado Júnior, na cidade paulistana, pela nona semana do NBB. Já o Franca duela com o Paulistano, na próxima segunda-feira (28), às 17h, no Morumbi, também em São Paulo, pela oitava semana da competição.
O jogo
As equipes começaram a partida com intensidade e trocando cestas, mas o Franca tomou à frente quando anotou 12 a 10 no primeiro quarto. Depois, os francanos seguiram à frente e fecharam o período por 28 a 22. O segundo continuou com a dinâmica anterior, mas com as defesas mais presentes. Com isso, o time rubro-negro foi ao intervalo vencendo por 46 a 37.
O placar voltou a ser alto na retomada da partida. Os francanos neutralizaram as ofensivas minas-tenistas e, com jogo coletivo forte, foi ao quarto período vencendo por 74 a 61.
O quarto período foi atípico e digno de almanaque. Aos poucos, o Minas diminuiu a vantagem e, com o ala-armador Shaquille Johnson, virou o placar faltando três minutos, com uma bola de três do jogador, para 81 a 80. Depois disso, a equipe contou com forte defesa e ataque eficiente, sustentou a vantagem e fechou a partida com incrível vitória por 89 a 82.
MINAS 89 X 82 FRANCA
MINAS
Davi Rossetto, Shaquille Johnson, David Jackson, David Nesbitt e JP Batista; Gui Santos, Rafa Moreira, Felipe Queirós e Ronald Rudson
Técnico: Leo Costa
Desfalque: Luciano Parodi (lesão no músculo adutor da coxa)
FRANCA
Elinho, André Goes, Danilo Fuzaro, Lucas Dias e Guilherme Hubner; Adyel, Jamaal Smith e Rodney Green
Técnico: Helinho Garcia
Desfalque: Márcio Santos (recupera-se de COVID-19)
Destaques do jogo
Minas
JP Batista: 26 pontos, 5 rebotes e 1 assistência
Shaquille Johnson: 26 pontos, 9 rebotes e 4 assistências
David Jackson: 13 pontos e 3 assistências
Franca
Elinho: 18 pontos, 3 rebotes e 3 assistências
André Goes: 15 pontos, 4 rebotes e 4 assistências
Guilherme Hubner: 11 pontos, 9 rebotes e 1 assistência
Motivo: sétima semana da fase classificatória do NBB
Local: Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP)
Data e horário: quarta-feira, 23 de novembro de 2020, às 17h30 (de Brasília)
Transmissão: DAZN
Árbitro: Marcos Fornies Benito (Internacional-SP)
Primeiro fiscal: Andreia Regina Silva (Internacional-SP)
Segundo fiscal: Nicolas Zivieri (Nacional-SP)
Outros jogos do NBB nesta quarta-feira:
14h30 – Unifacisa 72 x 84 Pinheiros
20h30 – Fortaleza Basquete Cearense (7º) x (3º) São Paulo