Copa Super 8 chega ao fim, e torneio marca território no calendário do basquete nacional

Flamengo, vice-líder do NBB, sagrou-se campeão da Copa Super 8 (Foto: João Pires/LNB)
Flamengo, vice-líder do NBB, sagrou-se campeão da Copa Super 8 (Foto: João Pires/LNB)

A Copa Super 8 da temporada 2020/2021 chegou ao fim nesse sábado (23), com vitória do Flamengo sobre o São Paulo por 79 a 71, no Ginásio Antonio Prado Jr., na capital paulista. Esta foi a terceira edição do torneio, que reúne as oito melhores equipe do primeiro turno da fase classificatória do NBB e dá uma vaga à Champions League Américas da temporada seguinte.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN

Foi a segunda vez que o Super 8 foi disputado no começo do ano, entre os dois turnos do NBB. Assim como a última temporada, o torneio atraiu atenção da comunidade do basquete e agradou os clubes. Na atual edição, a exceção foi a utilização de uma sede fixa e a falta de torcida, devido à pandemia do novo coronavírus. Isso impediu a vantagem do mando de quadra por parte dos times de melhor campanha no NBB.

Na edição de estreia do torneio, os jogos foram disputados entre 20 e 29 de dezembro de 2019, o que desagradou jogadores. Agora e na edição anterior, com a temporada mais “esticada”, o ano se inicia já com a disputa em alto nível em busca da taça, já entendida como a segunda principal do país, atrás apenas do NBB.

Em quadra, na atual edição, a “lógica” foi percebida nas quartas de final, com o avanço dos quatro melhores colocados no NBB. Na semi, no entanto, o Minas, que lidera o campeonato, foi eliminado pelo quarto colocado São Paulo. Já na outra partida da fase, novamente o esperado ocorreu, com o Flamengo seguindo no torneio.

O título dá ao Flamengo, que já garantiu o Campeonato Carioca na atual temporada, mais confiança para o restante das competições que disputa: Champions League Américas e NBB, onde é vice-líder. Apesar da derrota de virada na final do Super 8, o São Paulo também sai com saldo positivo, já que eliminou o Minas e segue também de olho no torneio continental e na liga nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *