Minas herda vaga de equipe do Uruguai e disputará Champions League Américas

Minas se junta ao Grupo D, junto de Flamengo e Instituto (Foto: Divulgação/Minas)
Minas se junta ao Grupo D, com Flamengo e Instituto-ARG (Foto: Divulgação/Minas)

O Minas disputará a Champions League Américas, ex-Liga das Américas, da temporada 2020/2021. Isso porque as duas equipes uruguaias que estariam no torneio (Aguada e Peñarol) desistiram da participação, por conta dos impactos da pandemia do novo coronavírus.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN

Os minas-tenistas entram na vaga do Peñarol, que fazia parte do Grupo D, junto de Flamengo e Instituto, da Argentina. A equipe que substituirá o Aguada é o Obras Sanitarias, da Argentina, que vai para o Grupo C.

O nome do Minas para preencher o torneio surgiu por causa da posição da equipe no último NBB, na temporada 2019/2020. O time ficou em quarto, atrás de Flamengo, que está no Grupo D, Franca, que está no Grupo C e se classificou como campeão da Copa Super 8, São Paulo, próximo classificado via NBB e que compõe o Grupo B.

Com a desistência dos uruguaios da competição, a organização do torneio pediu à Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o NBB, para indicar um novo participante brasileiro. A Liga levou em consideração o último NBB para indicar o Minas.

A decisão desagrada Botafogo e Corinthians, respectivamente campeão e vice da Liga Sul-Americana da última temporada. Segundo regulamento inicial, o vencedor do torneio, que não foi disputado na temporada 2020/2021, teria direito a uma vaga na Champions League.

O Botafogo, contudo, não seguiu no NBB por problemas financeiros e disputará o Campeonato Brasileiro da CBB (espécie de segunda divisão nacional), enquanto o Corinthians segue no NBB, mas não conseguiu reivindicar o direito.

A competição

A disputa da Champions League Américas acontecerá no sistema de sedes. Os jogos serão sem público presente nas arenas, com entrada permitida somente para pessoas credenciadas. O Minas estreia já na próxima terça-feira (3), contra o Flamengo, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, sede da chave.

O Minas volta à quadra no dia seguinte, quarta-feira (4), diante do Instituto. A “volta” das partidas ainda terá data definida. Os vencedores de cada grupo se reunirão em um Final Four entre 8 e 13 de abril, com sede a ser definida. Nenhum jogo dos mineiros pelo NBB, torneio que lidera, precisará ser reagendado por conta da participação no torneio continental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *