
O Minas inicia nesta quinta-feira (01/04) uma “maratona” na temporada 2020/2021. Até 13 de abril, a equipe comandada pelo técnico Leo Costa pode disputar até seis jogos: os três últimos da fase classificatória do NBB e possíveis três “decisões” da Champions League Américas, respectivamente, com o adendo de uma viagem de Brasília para Manágua, capital da Nicarágua, onde será realizada toda fase final do torneio internacional.
CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN
A partir das 16h desta quinta, o Minas duela com o Fortaleza Basquete Cearense, no Ginásio da Asceb, em Brasília, pela 18ª e penúltima semana da fase classificatória do NBB. Com campanha de 23 vitórias e quatro derrotas, os minas-tenistas não sairão da segunda posição e estão assegurados nos mata-matas, ainda sem datas e locais de disputa. Também entre os 12 melhores que se classificam, o Fortaleza ocupa o sétimo posto, com 13 triunfos em 25 jogos.
O Minas vem de derrota para o Flamengo, pela terceira e última semana do Grupo D da Champions League, por 70 a 61, na última quinta-feira (25/03), em jogo disputado em Córdoba, Argentina. Já o Fortaleza entrou em quadra pela última vez em 13 de março, quando perdeu para o São Paulo por 98 a 76, no Morumbi, na capital paulista, pela 16ª semana do NBB.
Os minas-tenistas encerram a participação na fase classificatória do NBB com mais dois jogos: diante de Pinheiros, às 13h do domingo (04/04), e Bauru, às 19h30 da próxima terça-feira (06/04). As partidas acontecem em Brasília. Após o período no Distrito Federal, é tentar chegar o quanto antes em Manágua para as decisões da Champions League.
“Estamos classificados para a segunda fase do NBB e também da Champions League, que eram nossos objetivos iniciais. Mas, agora, é voltar o foco para o NBB. Temos três jogos importantes, nos próximos dias, apesar de estarmos consolidados na segunda colocação. A gente tem que enxergar esses três compromissos como uma oportunidade de crescimento e de evolução da equipe. Precisamos ganhar consistência necessária para irmos firmes para essas fases finais da Champions e do NBB”, afirma Leo Costa.
O Minas chega à fase eliminatória após avançar em segundo do Grupo D, com campanha de duas vitórias e quatro derrotas. Serão três dias de partidas: 10 (quartas de final), 11 (semifinal) e 13 (final), com séries decididas em jogo único. A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) ainda sorteará os confrontos na próxima segunda-feira (05/03).
A Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do NBB, ainda pode alterar algumas datas dos jogos finais da fase classificatória do campeonato para “desafogar” a equipe minas-tenista e outros brasileiros na disputa do torneio internacional, como São Paulo, Flamengo e Franca. Além deles, Real Estelí-NIC, Caballos de Coclé-PAN, Quimsa-ARG e San Lorenzo-ARG estão na disputa pelo título da Champions.
Minas x Fortaleza Basquete Cearense
Minas
Luciano Parodi, Gui Santos, David Jackson, David Nesbitt e Ronald Rudson; Shaquille Johnson Sr., JP Batista, Davi Rossetto, Rafa Moreira, Felipe Queirós, Samuel Ribeiro, Augusto Alcassa e Tiago Dias
Técnico: Leo Costa
Fortaleza Basquete Cearense
Dontrell Brite, Cauê Verzola, Guilherme Schneider, Felipe Ribeiro e Thiago Mathias; Desmond Holloway, Rashaun McLemore, Alex, Sualisson, Gabriel, Rafael Lassance e Lobo
Técnico: Alberto Bial
Motivo: 18ª semana da fase classificatória do NBB
Local: Ginásio da Asceb, em Brasília (DF) – sem público pagante
Data e horário: quinta-feira, 1º de abril de 2021, às 16h
Transmissão: DAZN
Arbitragem: Andreia Regina da Silva (Internacional-SP), Cauan Santos Internacional-MG) e Augusto Manoá Ribeiro da Rosa (Nacional-PR)