Familiar ao Brasil, playoffs da NBA começam neste sábado

LeBron James, do atual campeão Los Angeles Lakers, em ação contra o Utah Jazz, time de melhor campanha na fase de classificação (Foto: George Frey/AFP)
LeBron James, do atual campeão Los Angeles Lakers, em ação contra o Utah Jazz, time de melhor campanha na fase de classificação (Foto: George Frey/AFP)
Depois de uma temporada regular adaptada por conta da pandemia de COVID-19, com 72 jogos ao invés de 82, uma repescagem disputada do sétimo ao décimo colocado de cada conferência e ginásios com flexibilização gradual de público, a NBA chega neste sábado (22) ao momento da decisão: os playoffs. Para a alegria do brasileiro fã de basquete, a liga vai seguir familiar ao país.
Isso porque a atual temporada pode ser considerada a mais “brasileira” de todas, ao menos em termos de transmissão. Além de ESPN SporTV com exibições na TV por assinatura, há a Band na TV aberta e o YouTube, a grande novidade da atual temporada, com transmissões ao vivo em português. A expectativa da liga é de 320 jogos transmitidos no Brasil pelos canais citados em toda temporada, contando os mata-matas que se iniciam neste sábado.
Todos os meios seguirão com essas transmissões nos playoffs. Dos 320, 74 já foram exibidos de forma gratuita no YouTube, alguns exclusivos, e todos com narração e comentários em português, no canal da NBA Brasil. Publicitário, produtor de conteúdo sobre basquete na internet desde 2012 e atleta de basquete freestyle, o paulista Sidney Gabriel, conhecido como Dois Por Cento, é só elogios a esse tipo de expansão das transmissões.
“É muito bom ter NBA no YouTube. Por exemplo, quando comecei a assistir mesmo não passava tantos jogos mesmo na TV fechada, ESPN e tal, isso em 2008. A gente viu que teve esse processo, com cada vez mais jogos, TV aberta de novo a partir de 2019, e agora no YouTube você pode assistir de qualquer lugar. Outro dia eu estava no trem assistindo a um jogo”, afirmou Dois Por Cento, que tem 392 mil inscritos em seu canal no YouTube e mais de 100 mil seguidores nas redes sociais.
Dois Por Cento também destacou a simplicidade que as transmissões no YouTube trazem. Além das exibições em português na TV e no YouTube, o NBA League Pass, serviço por assinatura da própria liga, também tem jogos exclusivos em português.
“É muito importante, e tendo a narração em portugês é melhor ainda. Eles sabem que, como o YouTube é mais acessível, pode ser que tenha uma pessoa ali que não entenda tanto de basquete. Mas ela está tentando se aproximar para ver como funciona, e ali eles ensinam basicamente tudo, não deixam aquela coisa muito complicada igual era uns anos atrás. Deixa de uma forma que aquela pessoa que não é fã de basquete, que nunca acompanhou e que não entende, fica fácil de entender. Foram passos muito importantes para a gente conseguir cada vez mais esse acesso à NBA”, completou o youtuber, que produz conteúdo desde 2012 e já participou de transmissões no canal da NBA Brasil.

Brasil dentro de quadra

Se fora da quadra a familiaridade com o Brasil é grande, dentro dela poderia ser maior. A temporada regular começou com três brasileiros – Bruno Caboclo (Houston Rockets), dispensado em janeiro deste ano; Cristiano Felício (Chicago Bulls); e Raulzinho (Washington Wizards) – e terminou com quatro – Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e Didi (New Orleans Pelicans) se juntaram ao pivô do Bulls e ao armador do Wizards.
Dos quatro, somente Raulzinho, armador titular do Washington Wizards, seguirá para os playoffs. O líder da Conferência Oeste foi o Utah Jazz, com campanha de 52 vitórias e 20 derrotas. Já o Philadelphia 76ers foi o primeiro da Conferência Leste, com 49 triunfos em 72 partidas.

Caminho

Boston Celtics Wizards, no Leste, e o atual campeão Los Angeles Lakers Memphis Grizzlies, no Oeste, chegam aos playoffs após passarem pelo play-in, a repescagem dos mata-matas. Indiana Pacers, Charlotte Hornets, Golden State Warriors e San Antonio Spurs, derrotados no play-in, acompanham as outras dez franquias que não seguem na competição e já se preparam para a temporada 2021/2022.

Todas as séries dos playoffs serão decididas em melhor de sete partidas, com mando de quadra em um virtual sétimo e decisivo jogo para a equipe com melhor campanha na fase de classificação. As finais da NBA, disputadas entre os campeões de cada conferência, estão previstas para meados de julho. A tendência é que os atletas envolvidos na decisão de cada conferência em diante não atuem nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam para o basquete masculino em 23 de julho.

Jogos deste sábado:

15h – Milwaukee Bucks x Miami Heat (SporTV e YouTube)
17h30 – Los Angeles Clippers x Dallas Mavericks (SporTV e YouTube)
21h – Brooklyn Nets x Boston Celtics (ESPN)

23h30 – Denver Nuggets x Portland Trail Blazers (ESPN)

Os confrontos dos playoffs da NBA:

Conferência Leste
Philadelphia 76ers (1º) x (8º) Charlotte Hornets
Milwaukee Bucks (3º) x (6º) Miami Heat
Brooklyn Nets (2º) x (7º) Boston Celtics
New York Knicks (4º) x (5º) Atlanta Hawks
Conferência Oeste
Utah Jazz (1º) x (8º) Memphis Grizzlies
Denver Nuggets (3º) x (6º) Portland Trail Blazers
Phoenix Suns (2º) x (7º) Los Angeles Lakers
Los Angeles Clippers (4º) x (5º) Dallas Mavericks

12 thoughts to “Familiar ao Brasil, playoffs da NBA começam neste sábado”

  1. Fantastic beat ! I would like to apprentice at the same
    time as you amend your website, how could
    i subscribe for a weblog site? The account helped me a applicable deal.

    I had been tiny bit acquainted of this your broadcast
    offered shiny transparent concept

  2. What i don’t understood is if truth be told how you are not actually a
    lot more well-appreciated than you might be now. You’re so intelligent.
    You already know therefore considerably in relation to
    this matter, produced me in my opinion imagine it from so many numerous angles.

    Its like women and men don’t seem to be fascinated
    unless it is something to accomplish with Girl gaga!
    Your personal stuffs excellent. At all times maintain it up!

  3. Do you have a spam problem on this website; I also am a blogger, and I was curious about your situation; many of us have created some nice procedures and we are looking to trade methods with others, why not shoot me an e-mail if interested.

  4. Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  5. Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *