Pré-Olímpico: Brasil decide vaga em Tóquio-2021 contra a Alemanha

Vítor Benite é um dos destaques da Seleção Brasileira (Foto: Divulgação/Fiba)
Vítor Benite é um dos destaques da Seleção Brasileira (Foto: Divulgação/Fiba)

A Seleção Brasileira masculina de basquete entra em quadra às 14h30 (de Brasília) deste domingo (4) por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A equipe enfrenta a Alemanha na final do Torneio Pré-Olímpico sediado em Split, cidade da Croácia. Somente o campeão da competição se garante em Tóquio-2021.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN

Para chegar à final, o Brasil bateu nesse sábado (3) o México, por 102 a 74, pela semifinal do Pré-Olímpico. Os comandados do técnico croata Aleksandar Petrovic venceram com autoridade as três partidas disputadas no torneio até então – 83 a 57 sobre a Tunísia e 94 a 67 sobre a Croácia, ambos na fase de grupos, além do triunfo sobre os mexicanos.

A Alemanha também chega à final com três triunfos no campeonato, mas com dificuldades em todas as partidas disputadas até aqui. Os alemães, que bateram a anfitriã Croácia por 86 a 76 nesse sábado pela semifinal do Pré-Olímpico, venceram também México, por 82 a 76, e Rússia, por 69 a 67, estes últimos na fase de grupos.

As seleções

O Brasil vai à final com a equipe acertada e uma campanha perfeita. Os pedidos de dispensa dos então pré-convocados Raulzinho, armador do Washington Wizards-EUA, Gui Santos e Didi Louzada, ala-armadores de Minas e New Orleans Pelicans-EUA respectivamente, e Marquinhos, ala do São Paulo, todos por motivos pessoais, não impediram o time brasileiro de fazer partidas praticamente perfeitas.

Petrovic conseguiu dar ritmo a todos os jogadores e, com rotação efetiva, colocou os 12 convocados em sintonia em um momento de transição de gerações do basquete brasileiro. O cestinha brasileiro no torneio é o ala-armador Vítor Benite, de 31 anos, com média de 15 pontos por jogo.

A Alemanha também tem ausências de jogadores que atuam em equipes da NBA e sofre mais com elas. O armador Dennis Schroder, do Los Angeles Lakers-EUA – desfalque por questões de seguro de trabalho -, o ala-pivô Maxi Kleber, do Dallas Mavericks-EUA – trata de lesão no tendão de aquiles – e os pivôs Daniel Theis, do Chicago Bulls-EUA, e Isaiah Hartenstein, do Cleveland Cavaliers-EUA – pediram dispensa por motivos pessoais – são os desfalques claramente sentidos.

Apesar desses atletas ausentes do torneio, a equipe conta com o armador Maodo Lo, do Alba Berlin-ALE, e os ala-pivôs Moritz Wagner e Danilo Barthel, de Orlando Magic-EUA e Fenerbahçe-TUR respectivamente, que podem fazer a diferença. O time é comandado pelo técnico alemão Henrik Rodl.

Brasil tenta terceira participação consecutiva após hiato olímpico

A Seleção Brasileira masculina de basquete tenta a terceira participação seguida nos Jogos Olímpicos. Em Londres-2012, depois de um hiato de três Olimpíadas, o Brasil retornou ao torneio olímpico, passou da fase de grupos, mas foi eliminado para a Argentina nas quartas de final.

Já na Rio-2016, com status de favorito na briga por medalha, o time brasileiro decepcionou e foi eliminado ainda na fase de grupos. Nas duas ocasiões, o treinador da Seleção Brasileira era o argentino Rubén Magnano. Ouro com a Argentina em Atenas-2004, ele deixou o comando brasileiro após a disputa no Rio, e o Brasil teve interinamente César Guidetti no comando até outubro de 2017, quando Petrovic assumiu como técnico.

Revanche?

Rival do Brasil neste domingo pela vaga olímpica, a Alemanha tem forte contribuição no hiato brasileiro de 1996 a 2012 sem participações olímpicas. No Pré-Olímpico Mundial de 2008, que dava três vagas para os Jogos Olímpicos de Pequim naquele ano, a Seleção Brasileira foi eliminada pelos alemães nas quartas de final.

Na ocasião, a Alemanha, liderada pelo ala-pivô Dirk Nowitzki e seus 20 pontos na partida, venceu o Brasil por 78 a 65. Dos jogadores que atuaram naquela partida em 2008, o armador Marcelinho Huertas e o ala Alex Garcia, ambos brasileiros, estarão em quadra neste domingo. A Seleção Alemã, por fim, conseguiu a vaga para Pequim-2008 após vencer Porto Rico na decisão do terceiro lugar do Pré-Olímpico Mundial.

O grupo do vencedor em Tóquio

O vencedor do Pré-Olímpico de Split entra no Grupo B do torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A chave tem também Austrália, Nigéria e Itália ou Sérvia – que também chegam de um Pré-Olímpico, este sediado na cidade sérvia de Belgrado.

O torneio olímpico conta com outros dois grupos: A, de Irã, França, Estados Unidos e República Tcheca ou Grécia; e C, de Argentina, Japão, Espanha e Eslovênia ou Lituânia. Os dois melhores de cada chave e os dois terceiros colocados com melhores campanhas avançam para as quartas de final, e depois seguem para a disputa eliminatória.

O primeiro jogo do campeonato olímpico de basquete masculino acontece às 10h (de Brasília) do dia 24 de julho. Irã e República Tcheca ou Grécia abrem os trabalhos da modalidade em Tóquio-2021.

17 thoughts to “Pré-Olímpico: Brasil decide vaga em Tóquio-2021 contra a Alemanha”

  1. My brother recommended I might like this blog.He used to be entirely right. This put up truly made my day.You can not consider just how so much time I had spent for this information! Thank you!

  2. Does your site have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like
    to send you an email. I’ve got some ideas for your blog you might be interested
    in hearing. Either way, great site and I look forward
    to seeing it improve over time.

  3. Hey there! Quick question that’s completely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly?
    My site looks weird when viewing from my iphone.

    I’m trying to find a template or plugin that might be able to
    fix this issue. If you have any suggestions, please share.

    Thanks!

  4. whoah this weblog is wonderful i like reading your posts.

    Keep up the good work! You already know, lots of
    individuals are looking round for this information, you could help them greatly.

  5. Hi! I could have sworn I’ve been to this website before
    but after reading through some of the post I realized it’s
    new to me. Anyways, I’m definitely glad I found it and I’ll be
    bookmarking and checking back often!

  6. Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how can i subscribe for a blog web site?The account aided me a acceptable deal. I were a little bit familiar of this your broadcast provided shiny clear concept

  7. We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community.

    Your site provided us with valuable information to work on. You have done a formidable job and our whole community will be thankful to you.

  8. With havin so much content do you ever run into
    any problems of plagorism or copyright infringement? My website has a
    lot of completely unique content I’ve either created myself or outsourced but
    it appears a lot of it is popping it up all over
    the internet without my permission. Do you know any solutions to help protect against content from being
    ripped off? I’d definitely appreciate it.

  9. You actually make it seem so easy with your presentation but I find this matter to
    be actually something which I think I would never understand.
    It seems too complex and extremely broad for me. I’m looking forward for your next post, I’ll try to get the hang of it!

  10. I’ve been exploring for a little bit for any high-quality articles or weblog posts on this sort of house .
    Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this
    site. Reading this info So i am glad to show that I have an incredibly excellent uncanny feeling I came upon just what I
    needed. I most certainly will make certain to do not overlook this site and give it a look regularly.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *