Análise: título é importante, mas sequência deve ser priorizada na formação

Jogador que compõe o elenco profissional do Minas, Augusto Alcassa (13) tem motivos para atuar na LDB; já Dikembe André (20), que tem passagem pela Seleção Brasileira principal, vai para a quinta temporada como profissional - a primeira pelo Pinheiros (Foto: João Pires/LNB)
Jogador que compõe o elenco profissional do Minas, Augusto Alcassa (13) tem motivos para atuar na LDB; já Dikembe André (20), que tem passagem pela Seleção Brasileira principal, vai para a quinta temporada como profissional – a primeira pelo Pinheiros (Foto: João Pires/LNB)

Com mais de uma semana de disputa, a edição deste ano da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) tem movimentado o basquete nacional em um período entre as temporadas 2020/2021 e 2021/2022. Organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade que também administra competições de elite como o Novo Basquete Brasil (NBB) e a Copa Super 8, a competição sub-22 é o principal torneio de base do Brasil.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN

A partir do NBB que se inicia em outubro deste ano, a disputa da LDB será obrigatória para equipes que querem disputar o campeonato que molda a temporada do basquete brasileiro.

Nesta LDB, 22 equipes – espalhadas por Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará e Paraíba – estão na disputa do título. O Pinheiros foi o último campeão – em 2019, já que a edição de 2020 foi cancelada por conta da pandemia de COVID-19.

Contudo, mais importante que o caneco, é a sequência que os jovens jogadores terão. Alguns deles já têm nível de profissional para atuar com certo impacto ou até compor o banco de reservas no NBB, enquanto outros ainda precisam de maturação – seja na base, em campeonatos estaduais adultos ou até no Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), espécie de Segunda Divisão do basquete masculino nacional.

O Brasil sofre com o basquete de base, este gerido quase completamente pela CBB – com exceção da LDB -, muito por conta das dificuldades financeiras de mantimento, estrutura, viagens e afins. Mesmo assim, os torneios acontecem e são ótimas oportunidades de dar sequência ao desenvolvimento dos jovens.

É com esta mentalidade que as equipes da LDB e todas as demais, mesmo as que não estejam na disputa deste torneio – como o Cruzeiro, que perdeu o prazo de inscrição -, devem seguir com o trabalho de base. Falando em LDB, com cinco vitórias e 100% de aproveitamento, Paulistano, Corinthians, Franca, São José e São Paulo lideram o Grupo A, enquanto a outra chave tem o Pinheiros à frente, com quatro triunfos em cinco oportunidades. O campeonato, infelizmente de tiro curto, terá fim em 4 de setembro, após realização da fase de grupos e, depois, mata-matas.

35 thoughts to “Análise: título é importante, mas sequência deve ser priorizada na formação”

  1. You actually make it seem so easy with your presentation however
    I to find this topic to be actually one thing
    that I think I might never understand. It kind of feels too
    complicated and very broad for me. I am having a look forward in your subsequent
    submit, I will try to get the hang of it!

  2. I really like your blog.. very nice colors & theme.
    Did you design this website yourself or did you hire someone to do it for you?

    Plz reply as I’m looking to construct my own blog and would like to find out where u got this from.
    thanks a lot

  3. Interesting blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere? A design like yours with a few simple adjustements would really make my blog jump out. Please let me know where you got your theme. Bless you

  4. Please let me know if you’re looking for a author for your weblog.
    You have some really good articles and I feel I would be a good asset.
    If you ever want to take some of the load off,
    I’d really like to write some material for your blog in exchange for a link back to mine.
    Please shoot me an email if interested. Thanks!

  5. Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  6. demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *