Sem confirmação de clubes, Campeonato Mineiro não acontecerá pelo terceiro ano seguido

Minas, de Gui Santos, foi a única equipe a confirmar participação na edição do Mineiro deste ano (Foto: Júlia Savassi/Minas)
Minas, de Gui Santos, foi a única equipe a confirmar participação na edição do Mineiro deste ano (Foto: Júlia Savassi/Minas)

O que começou com boas expectativas, terminou com frustração. Nesta segunda-feira (23), a Federação Mineira de Basketball (FMB) foi informada que quatro dos cinco clubes interessados em participar do Campeonato Mineiro adulto deste ano não teriam condições de disputar o torneio. Com isso, a competição não será realizada pelo terceiro ano consecutivo.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN

Praia Clube, de Uberlândia – cidade da Região do Triângulo Mineiro -, e Juiz de Fora Basket, do município de mesmo nome – na Zona da Mata Mineira -, já haviam informado até a manhã desta segunda que não teriam condições de disputar o campeonato. Já nesta tarde, Cruzeiro, de Montes Claros – Norte de Minas Gerais – e Círculo Militar – de Belo Horizonte, capital do estado – comunicaram que não conseguiriam participar do Estadual.

O único confirmado foi o Minas, de BH, planejado como anfitrião do torneio – que aconteceria de 15 a 19 de setembro. Os clubes chegaram a se reunir com a FMB no início do mês e demonstraram o interesse. Diante da sinalização positiva, a federação até estipulou formas de disputa do campeonato.

As equipes tinham até a última quarta-feira (18) para inscreverem atletas. Sem retorno algum, a FMB estendeu o prazo até esta segunda, quando constatou que não conseguiria realizar o torneio. A federação até tentou o convite a equipes do Rio de Janeiro, mas não obteve êxito.

O Minas é o único dos cinco times interessados no Mineiro que atua em nível profissional. Agora, a equipe busca alternativas além dos treinos, já em andamento, para se preparar para a temporada 2020/2021, que se inicia em outubro para os minas-tenistas com o NBB – principal torneio do país. O time também disputará a Champions League Américas e, caso termine o primeiro turno do NBB entre os oito melhores, entra em quadra pela Copa Super 8.

A última edição do Campeonato Mineiro aconteceu em 2018 e revelou o ala-armador Gui Santos, do Minas, hoje com 19 anos. Considerado uma das promessas do basquete nacional, ele é cotado como uma das escolhas para o Draft de 2022 da NBA. Naquele ano, Gui Santos e o Minas se sagraram campeões estaduais ao vencerem o UUUIII Thug Life na decisão do torneio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *