Brasileirão de basquete feminino estreia com expectativa de revelar nomes e encorpar LBF

Base das equipes deverá ser sub-23 (Foto: Divulgação/Sport Recife/RD Sports)
Base das equipes deverá ser sub-23 (Foto: Divulgação/Sport Recife/RD Sports)

Começa neste sábado (18) o Campeonato Brasileiro de basquete feminino, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), uma espécie de “divisão de acesso” à Liga de Basquete Feminino (LBF), torneio de elite no país. Até 20 de novembro, 16 equipes disputam o título de campeão da primeira edição do torneio que promete dar uma nova cara à LBF.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O DAZN

A intenção da CBB é revelar novos nomes no torneio. Por isso, a base dos times deverá ter atletas sub-23, somente com até três jogadoras acima do limite de idade.

Outro ponto é que o campeão poderá pleitear diretamente uma vaga na próxima LBF – geralmente disputada no primeiro semestre. Isso, contudo, não impede que nenhuma outra equipe tente uma vaga no principal torneio de basquete feminino do país.

Disputa

As 16 equipes serão divididas em duas conferências: Heleninha – Sport Recife/RD Sports, Nosso Clube/Instituto Vitaliza-PE, Aeroclube-RN, Clube Campestre-PB, Bradesco Esportes-SP, Sociedade Thalia-PR, JEC/SGJ/SESPORTE-SC, e AGEFB-Basket São José-ELASE-SC; e Dalcy – Cerrado Basquete-DF, Sociedade Recreativa Mampituba-SC, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, Pindamonhangaba-SP, ABASFI Foz do Iguaçu-PR, APAGEBASK-SP, Maracaju Basquete Clube-MS e ADRM Maringá-PR.

“Pela fórmula de disputa, as equipes se enfrentam em turno único dentro das próprias conferências. Os dois primeiros colocados de cada conferência avançam direto para as quartas de final. As demais seis equipes de cada uma serão divididas em três grupos, com quatro equipes. A campeã de cada um desses grupos, mais a melhor segunda colocada, completam as quartas de final, quando entramos no mata-mata em jogo único. Esses grupos eliminatórios serão jogados entre os dias 13 a 16 de novembro. As quartas acontecem no dia 18 de novembro. E o Final Four será nos dias 19 e 20 de novembro”, diz comunicado da CBB sobre a fórmula de disputa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *