Histórico: Minas vence de virada o Flamengo no Maracanãzinho e vai à final do Super 8

Minas fez ótimo segundo tempo e venceu com autoridade e jogo coletivo o Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Minas fez ótimo segundo tempo e venceu com autoridade e jogo coletivo o Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
O Minas está na final da Copa Super 8, torneio disputado entre os oito melhores do primeiro turno do NBB. Na noite desta terça-feira, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o time minas-tenista venceu o Flamengo por 71 a 63 pela semifinal do torneio e garantiu a vaga na decisão, que dá ao campeão uma vaga na Champions League da próxima temporada.
O Flamengo, empurrado pela torcida, teve um ótimo primeiro tempo e foi ao intervalo vencendo por 36 a 28. O Minas voltou outro do intervalo, conseguiu reagir e, com outro basquete, colocou 11 pontos de frente no terceiro período. Desde então, bastou os comandados do técnico Leo Costa administrarem a situação e fechar a vitória em 71 a 63.
O Minas volta à quadra justamente na final do Super 8, em jogo único no sábado, às 16h10, na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. O time enfrenta São Paulo ou Caxias do Sul, que definem a outra vaga na final nesta quarta-feira, em jogo no Morumbi, na capital paulista.
Já o Flamengo, atual campeão do Super 8 e agora eliminado, volta a cabeça para o NBB. Os rubro-negros enfrentam o Caxias do Sul na próxima terça-feira, no Maracanãzinho, pela 13ª semana da fase classificatória do NBB.

O jogo

A partida começou equilibrada, com muita intensidade dos dois lados. O jogo contou com troca de lideranças no placar, mas o Flamengo terminou à frente os dez minutos iniciais à frente por 18 a 16. O segundo quarto foi duro para o Minas, que errou além da conta e viu o Fla, por duas vezes, colocar nove pontos de vantagem. O time da casa aproveitou as falhas e, aliado ao aproveitamento ruim do Minas, foi ao intervalo vencendo por 36 a 28.
[FOTO2]O jogo virou por completo no terceiro período. O Minas retornou do intervalo com uma corrida de 9 a 0 e conseguiu virar o placar. O Flamengo não conseguiu se encontrar e foi a vez dos mandantes ficarem atrás no marcador por 11 pontos, o placar indo ao período final com 54 a 43 para os visitantes.
Encurralado, foi a vez de o Flamengo correr atrás do prejuízo. O time da casa, que chegou a estar atrás em 12 pontos, conseguiu cortar a vantagem mina-tenista para seis, mas o Minas foi frio e controlou o marcador. Ao fim, a equipe de Leo Costa venceu por 71 a 63.

Flamengo 63 x 71 Minas

Flamengo
Yago Mateus, Luke Martínez, Brandon Robinson, Rafa Mineiro e Vítor Faverani; JP Batista, Dar Tucker, Franco Balbi e Rafael Rachel. Técnico: Gustavo De Conti. Desfalques: Olivinha e Túlio da Silva (COVID-19)
Minas
Alexey Borges, Shaquille Johnson Sr., Gui Deodato, Renan Lenz e Maique; Augusto Alcassa, Gui Santos, Facundo Corvalán e Felipe Queirós. Técnico: Leo Costa. Desfalques: Tavario Miller (COVID-19)

Destaques do jogo

 
Minas
Gui Deodato: 18 pontos e 8 rebotes
Gui Santos: 10 pontos, 2 rebotes e 3 assistências
Alexey Borges: 9 pontos, 5 rebotes e 5 assistências
Flamengo
Brandon Robinson: 19 pontos e 6 rebotes
Dar Tucker: 13 pontos e 4 rebotes
Luke Martínez: 9 pontos, 7 rebotes e 2 assistências
Motivo: jogo único da semifinal da Copa Super 8
Local: Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: terça-feira, 18 de janeiro de 2022, às 20h
Transmissão: ESPN 4 e TV Fla
Arbitragem: Fernando Serpa Oliveira (Internacional-RS), Jonas de Carlo Pereita (Internacional-SP) e Jacob Cassimiro Barreto (Internacional-SP). Operador instant replay: Gabriel de Melo Alves.