Minas vence o Pato fora de casa e se classifica aos playoffs do NBB

Ala-pivô Renan Lenz, do Minas, foi o cestinha do jogo, com 21 pontos (Foto: Orlando Bento/Minas)
Ala-pivô Renan Lenz, do Minas, foi o cestinha do jogo, com 21 pontos (Foto: Orlando Bento/Minas)
O Minas venceu o Pato na noite deste domingo por 101 a 70, pela 14ª semana da fase classificatória do NBB, no ginásio do Sesi, em Pato Branco, no Paraná. Com o triunfo fora de casa, o time minas-tenista garantiu de forma antecipada uma vaga nos playoffs do torneio, que começam somente em abril.
Após início de jogo equilibrado, o Minas deslanchou a partir do terceiro quarto e garantiu o 16º triunfo em 19 partidas, que mantém os minas-tenistas na terceira posição. Já o Pato, que sofreu a 12ª derrota em 20 jogos e busca se posicionar melhor entre os 12 que disputam os mata-matas, cai da nona para a décima posição.
O Pato retorna à quadra na quinta-feira, às 20h, contra o Rio Claro, no Felipe Karam, na cidade homônima ao time de São Paulo, pelo NBB. Já o Minas vai a Mogi das Cruzes, também em solo paulista, enfrentar o Mogi, às 20h de terça-feira, no Hugão, também em solo paulista.

O jogo

O Minas começou melhor no jogo, mas viu o Pato se encontrar na partida com as rotações e até tomar a liderança por pouco tempo. O time minas-tenista contou com erro defensivo dos mandantes, que gerou três lances livres no último segundo e fez com que os visitantes vencessem o período inicial por 21 a 19.
Novamente o Minas começou melhor um quarto e abriu dez pontos de vantagem. O Pato, contudo, mais uma vez conseguiu se estabilizar e foi ao intervalo perdendo somente por quatro pontos, com 40 a 36 para os minas-tenistas.
O terceiro quarto foi o divisor de águas do jogo. O Minas conseguiu abrir até 20 pontos de vantagem, liderados pelo ala-armador estadunidense Shaquille Johnson Sr., com dez pontos e 100% dos arremessos de quadra, e foi aos dez minutos finais à frente por 72 a 53.
No último quarto, o Minas ampliou mais a diferença com forte jogo coletivo e colocou 34 pontos de frente. Ao fim, com a garotada em quadra, o time minas-tenista fechou a vitória sobre o Pato por 101 a 70.

Pato 70 x 101 Minas

Pato
Gemadinha, Mateo Bolívar, Aquiles, Paulo Scheuer e Leal; Matheusinho, Derick Machado, Rafael Paulichi, Augusto Cabral, Matheus Bonfim, Camargo e Matheus Maciel. Técnico: André Barbosa. Desfalque: Gabriel Servelin (recupera-se de cirurgia no joelho direito)
Minas
Alexey Borges, Shaquille Johnson Sr., Gui Deodato, Renan Lenz e Tavario Miller; Gui Santos, Facundo Corvalán, Maique, Felipe Queirós, Augusto Alcassa e Tiago Dias. Técnico: Leo Costa. Desfalque: Darington Hobson (aguarda documentação)
Destaques do jogo
Pato
Matheusinho: 19 pontos, 6 rebotes e 2 assistências
Gemadinha: 12 pontos, 2 rebotes e 2 assistências
Mateo Bolívar: 9 pontos e 5 rebotes
Minas
Gui Deodato: 20 pontos, 7 rebotes e 3 assistências
Renan Lenz: 21 pontos e 5 rebotes
Felipe Queirós: 18 pontos, 3 rebotes e 1 assistências
Motivo: 14ª semana da fase classificatória do NBB
Local: Ginásio do Sesi, em Pato Branco-PR
Público presente: 383 torcedores
Data e horário: domingo, 6 de fevereiro de 2022, às 18h
Arbitragem: Marcos Benito (Internacional-SP), Gustavo Mathias (Internacional-SP) e Douglas Lamp (Nacional-PR). Operador de instant replay: Gabriel Thorowski
Transmissão: Facebook e YouTube do NBB