Minas perde para o líder Franca e sofre quarta derrota no NBB

Georginho de Paula, armador do Franca, contribuiu com 18 pontos na vitória francana (Foto: Marcos Limonti/Franca)
Georginho de Paula, armador do Franca, contribuiu com 18 pontos na vitória francana (Foto: Marcos Limonti/Franca)

Em duelo do líder e do vice-líder do NBB, o time com melhor campanha levou a melhor. Na noite desta quinta-feira, o Franca venceu o Minas por 98 a 89 em casa, no ginásio Pedrocão, na cidade do interior de São Paulo, pela 17ª semana da fase classificatória.

Os mandantes conseguiram se impor principalmente a partir do terceiro período e venceram com boa atuação coletiva. Os visitantes sofreram na defesa e não concretizaram uma reação final no último quarto, mesmo tendo cortado a liderança do Franca, que era de 16, para apenas quatro pontos.

Esta foi a 23ª vitória, a quarta seguida, do líder Franca no NBB em 24 jogos. Já o Minas, qeu caiu da vice-liderança para a terceira posição, teve uma sequência de cinco partidas com triunfos interrompida e agora tem campanha de 20 resultados positivos em 24 partidas. Os dois times já estão garantidos nos playoffs, disputados somente em abril.

O Franca segue sem vida fácil e agora vai receber o Flamengo, agora vice-líder do NBB, no sábado, às 16h10, pelo NBB. No mesmo dia, mas às 18h, o Minas duela fora de casa com o Rio Claro, no ginásio Felipe Karam, na cidade do interior de São Paulo.

O jogo

O Minas começou bem a partida desta quinta e abriu seis pontos de vantagem nos primeiros minutos. Contudo, o Franca conseguiu equilibrar as ações a partir de boa defesa. Ao fim do primeiro período, o time da casa aproveitou de um mau momento minas-tenista e fechou os dez minutos iniciais por 30 a 20.

No segundo quarto, o Franca conseguiu administrar a vantagem e chegou a colocar até 11 pontos de frente, com 37 a 26. O Minas teve ligeira melhora, mas mesmo assim foi ao intervalo perdendo por 49 a 41.

O terceiro quarto foi o ponto de desequilíbrio da partida. O Franca dominou as ações e se impôs no jogo, colocando 16 pontos de frente em determinado momento. Com isso, o time mandante foi aos dez minutos finais vencendo o Minas por 78 a 66.

O Minas melhorou consideravelmente no quarto final. O time visitante conseguiu cortar a vantagem para quatro pontos faltando dois minutos para o encerramento da partida, mas o Franca teve frieza e fechou a vitória em 98 a 89.

Franca 98 x 89 Minas

Franca
Georginho de Paula, Santiago Scala, David Jackson, Lucas Dias e Lucas Mariano; Jhonatan Luz, Márcio Santos e Adyel Borges. Técnico: Helinho Garcia.

Minas
Facundo Corvalán, Gui Santos, Shaquille Johnson Sr., Renan Lenz e Maique; Alexey Borges, Gui Deodato, Tavario Miller, Felipe Queirós e Darington Hobson.

Técnico: Leo Costa.

Destaques do jogo

Franca

David Jackson: 23 pontos, 5 rebotes e 4 assistências

Georginho de Paula: 18 pontos, 9 rebotes e 5 assistências

Lucas Dias: 23 pontos, 6 rebotes e 1 assistência

Minas

Shaquille Johnson Sr.: 19 pontos, 3 rebotes e 3 assistências

Gui Santos: 15 pontos, 2 rebotes e 2 assistências

Maique: 11 pontos, 2 rebotes e 1 assistência

Motivo: 17ª semana da fase classificatória do NBB

Local: Pedrocão, em Franca (SP)

Público presente: 1.533 torcedores

Data e horário: quinta-feira, 3 de março de 2022, às 20h

Transmissão: YouTube do NBB

Arbitragem: Marcos Fornies Benito (Internacional-SP), Fabiano Huber (Internacional-GO) e Gustavo Edson Mathias (Internacional-SP). Operador instant replay: Eduardo Moisés Pinto.