Histórica temporada do Minas chega ao fim

Temporada 2021/2022 foi muito positiva para o Minas (Foto: Divulgação/FIBA)
Temporada 2021/2022 foi muito positiva para o Minas (Foto: Divulgação/FIBA)

Chegou ao fim nessa terça-feira a temporada 2021/2022 para o basquete do Minas Tênis Clube. Após nova derrota em casa, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, para o Flamengo por 91 a 80, no jogo 3 da semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB), a equipe finda as disputas que começaram em agosto de 2021.

Apesar da varrida na semi do NBB, com o Flamengo avançando à final ao vencer o confronto por 3 a 0, o Minas termina a temporada com crédito. Desde o Torneio Integração, competição amistosa de pré-temporada disputada em Campina Grande, na Paraíba, e outros amistosos, a equipe evoluiu e teve um ano histórico.

O ponto alto foi em 22 de janeiro de 2022, com o título da Copa Super 8 sobre o São Paulo em casa. Foi a primeira conquista nacional do basquete minas-tenista na história, que garantiu o clube na Champions League Américas da temporada seguinte.

Falando em Champions League, o Minas também foi bem no principal torneio interclubes da América Latina. Após fase de grupos com oscilações, o time terminou o campeonato na terceira posição.

Já no NBB, maior campeonato do Brasil, o Minas chegou aos playoffs com a segunda melhor campanha do clube na fase classificatória. A desclassificação em 3 a 0 para o atual campeão Flamengo, que os minas-tenistas eliminaram na Super 8 e na Champions, deixa um gosto amargo, mas nada que abale a visão de que o ano foi bom.

E foi esse o clima visto por mim ao fim da partida dessa terça. Após longa conversa no vestiário, jogadores e comissão técnica saíram da Arena UniBH de cabeça erguida e até com um clima de despedida, já que agora começam as férias e o período entre temporadas – com o mercado do basquete sempre quente.

 

Agora, resta aguardar agosto deste ano e ver como a equipe se reapresentará. Contratos, de comissão técnica a jogadores, encerram-se em junho, e o clube deve ter concorrência em alguns nomes que desejar manter.