3 estrelas da NBA se manifestam e detonam novo formato do All-Star Game

Adam Silver sentiu que era hora de agir. Por anos, o All-Star Game da NBA perdeu o brilho competitivo, com estrelas como Kevin Durant, Anthony Davis e Devin Booker priorizando evitar lesões em vez de jogar para vencer. O resultado foi uma partida desinteressante e sem defesa, como a do ano passado, que marcou o retorno do formato Leste vs. Oeste, com um placar final de 211-186.

Diante disso, a NBA decidiu experimentar algo novo para o jogo deste ano: os 24 jogadores All-Star serão divididos em três equipes de oito jogadores. Esses times, junto com o vencedor do Rising Stars Challenge, participarão de um torneio eliminatório com quatro equipes, disputando partidas de até 40 pontos.

A reação foi dividida, com Durant, Davis e Booker expressando forte desaprovação. Durant, em particular, não poupou críticas.

“Eu odeio isso, odeio completamente. É terrível. Todas essas mudanças no formato do All-Star Game — na minha opinião, são péssimas. Devíamos voltar ao Leste vs. Oeste, apenas jogar uma partida. Estamos tentando de alguma forma trazer o brilho de volta ao All-Star Weekend, mas acho que deveríamos manter a tradição. Vamos ver como isso funciona. Posso estar errado, sou apenas mais um cara com uma opinião, mas veremos.”

A questão levantada por Durant é válida, mas vale lembrar que a NBA tentou o formato Leste vs. Oeste no ano passado e os jogadores demonstraram pouca vontade de competir. A nova abordagem busca incentivar a competição, e embora haja ceticismo sobre sua eficácia, é uma tentativa de evitar o fracasso do formato anterior.

Outras críticas sobre o formato

Booker compartilhou uma visão semelhante durante uma entrevista à Arizona Republic. “É mudança, é diferente”, disse o quatro vezes All-Star após um treino. “Sou mais nostálgico. Concordo com o Kev. Gosto de Leste vs. Oeste, com as camisas originais dos times. Gosto das camisas antigas. Isso aqui é qualquer coisa.”

Anthony Davis, do Lakers, também não aprovou o novo formato.

O plano da NBA mantém os mesmos 24 All-Stars, com 10 titulares escolhidos por fãs, jogadores e a mídia, e os 14 suplentes selecionados pelos treinadores. Os jogadores serão divididos em três equipes, com Shaquille O’Neal, Charles Barkley ou Kenny Smith, do programa Inside the NBA, assumindo o papel de General Managers e escolhendo os times. O torneio contará com jogos até 40 pontos, com os vencedores avançando para a final.

Dado o desempenho de Durant, Booker e Davis nesta temporada, é quase certo que estarão em San Francisco para o All-Star Game. A dúvida que resta é: o que eles pensarão do novo formato após experimentá-lo?