Pontuação recorde de Lebron James na NBA pode ser quebrada? Ex-jogador explicou
Recentemente, o ex-jogador da NBA Matt Barnes participou do programa Scoop B Radio, onde foi questionado sobre qual recorde seria mais provável de ser quebrado: o recorde de pontuação de LeBron James ou o recorde de assistências de John Stockton. Barnes afirmou que, embora ache que nenhum dos dois será superado, o de LeBron é o mais “acessível”.
“Acho que há uma chance maior de o recorde de pontuação de LeBron ser quebrado, embora eu acredite que ele também esteja fora de alcance, pois o jogo mudou. A bola não circula mais como antes, é mais sobre jogadas individuais agora. Não há mais armadores como Chris Paul, Steve Nash, John Stockton, Magic Johnson… esse estilo clássico desapareceu”, comentou Barnes.
Ele continuou: “Hoje em dia temos mais armadores que pontuam. Se eu tivesse que apostar em algum recorde sendo quebrado, seria o de pontuação de LeBron, embora eu não ache que isso vá acontecer”.
Lebron pode atingir 45.000 pontos
Atualmente, LeBron soma 40.474 pontos e, considerando seu ritmo, deve atingir algo em torno de 45.000 antes de se aposentar. Para alguém superá-lo, seria necessário jogar por mais de 20 temporadas com uma média superior a 27 pontos por jogo, o que parece improvável. Ainda assim, Barnes acredita que esse recorde é mais possível de ser quebrado do que o de Stockton, que acumulou 15.806 assistências.
As regras da NBA continuam favorecendo o ataque, e isso pode elevar ainda mais as médias de pontuação. Na temporada 2022-23, seis jogadores mantiveram médias superiores a 30 pontos por jogo, e na última temporada foram quatro. Embora não seja fácil alcançar esses números, tornou-se mais acessível.
Por outro lado, quando se trata de assistências, a situação é diferente. Tyrese Haliburton e Trae Young foram os únicos a manter médias acima de 10 assistências por jogo na última temporada, com 10,9 e 10,8 respectivamente. Talvez Luka Dončić entre nesse grupo em 2024-25, mas não há muitos outros candidatos.
O perfil tradicional de armador passador deixou de ser a norma, e agora o foco é na pontuação. Muitos dos armadores atuais se parecem mais com ala-armadores, e o ataque está cada vez mais sendo conduzido por alas e pivôs, o que dispersa as assistências entre os jogadores.
Mesmo que ainda houvesse muitos armadores que priorizam o passe, o recorde de Stockton seria quase impossível de quebrar. Assim como LeBron, Stockton teve uma longevidade incrível, e raramente se lesionava. Ele jogou 19 temporadas, e em 16 delas atuou em todos os 82 jogos.
É por isso que o recorde de Stockton continua fora de alcance, mesmo para grandes jogadores. Jason Kidd, que também jogou 19 temporadas, está em segundo na lista de assistências, mas ainda está bem atrás, com 12.091 assistências.
Chris Paul, que está entrando em sua 20ª temporada, está em terceiro, com 11.894 assistências, e deve ultrapassar Kidd, mas nem chegará perto de Stockton. Embora nunca possamos descartar completamente a possibilidade de um recorde ser quebrado, parece que o ícone do Utah Jazz permanecerá no topo.