Donos de cartões de crédito pularam de felicidade com nova lei assinada por Lula
Anda preocupado com a fatura de cartão de crédito? Desde janeiro de 2024, o Brasil possui uma lei que pode melhorar sua situação. O Governo Lula sancionou uma lei que limita os juros do crédito rotativo em cartões. A medida faz parte do Programa Desenrola Brasil, que visa evitar juros abusivos e o crescimento das dívidas dos consumidores.
A mudança aconteceu através da Lei nº 14.690/2023, sancionada em outubro de 2023, mas só vale para dívidas contraídas a partir de 2024. Ela estabelece que a dívida acumulada não pode ultrapassar o dobro do valor inicial, caso o consumidor não consiga pagar a fatura integralmente. Ou seja, uma dívida de R$ 1.000 não poderá ultrapassar R$ 2.000, mesmo com juros.
Lula minimiza queda de taxa de aprovação do governo
Na última quinta-feira (30), Lula deu uma entrevista de mais de uma hora para tratar de diversos assuntos. Um deles foi a queda de popularidade do governo. Em Pesquisa Quaest divulgada na última semana, 49% dos entrevistados desaprovam o mandato de Lula, enquanto 47% aprovam.
Para o presidente, no entanto, esse resultado não é um grande problema, e a imagem do governo irá melhorar com as entregas de melhorias prometidas em seu mandato. “No dia que eu estiver preocupado com pesquisa, eu vou convocar uma coletiva para dizer para vocês: me preocupei com a pesquisa”, disse na coletiva realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.