COI confirmou oficialmente: teremos Olimpíadas em 2026
Daqui a exatamente um ano, em 6 de fevereiro de 2026, o mundo do esporte estará voltado para o norte da Itália, que sediará as Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina. Para marcar a contagem regressiva para o evento, o Comitê Olímpico Internacional (COI) realiza, nesta quinta-feira (6), uma série de celebrações.
Entre elas, uma cerimônia com autoridades italianas e dirigentes, incluindo Thomas Bach, presidente do COI, e a inauguração de um relógio no centro histórico de Milão, que marcará o tempo restante até o início dos Jogos.
A preparação para mais uma edição dos jogos
Como parte da tradição olímpica, o relógio da contagem regressiva foi instalado na Praça da Catedral de Milão. Desenvolvido em parceria com um patrocinador do COI, o design simula um globo de neve, com gelo artificial caindo constantemente no interior. Além disso, em março de 2025, um segundo relógio será instalado em Cortina d’Ampezzo, que, apesar de estar a mais de 400 km de Milão, também será uma das sedes do evento.
Os Jogos de Inverno de 2026 seguirão uma nova diretriz do COI, que prioriza o uso de estruturas já existentes para reduzir custos. Por isso, as competições serão distribuídas entre sete cidades no norte da Itália, garantindo que cada uma aproveite suas instalações adequadas para modalidades específicas.
Apesar dessa abordagem de reaproveitamento, o governo italiano está investindo cerca de 3,5 bilhões de euros (mais de R$ 21 bilhões) na modernização de algumas instalações. Entre os desafios, está a reconstrução de uma pista de gelo em Cortina, fechada desde 2008.
As obras, que começaram com atraso, preocupam o COI, que estabeleceu março deste ano como prazo final para a conclusão. Como alternativa, Lake Placid, nos Estados Unidos, foi selecionada como plano B para sediar provas de bobsled, skeleton e luge, caso a pista italiana não fique pronta a tempo.
A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina será realizada no icônico Estádio San Siro. O evento reunirá cerca de 2.900 atletas de 90 países e acontecerá entre 6 e 22 de fevereiro de 2026. Logo depois, em março, será a vez das Paralimpíadas de Inverno entrarem em cena.