FIA reconhece Rubens Barrichello campeão da F1 em 2009
Depois de vários anos na Ferrari, onde foi um grande companheiro de equipe de Michael Schumacher e conquistou vitórias e títulos de construtores, muitos achavam que a chance de Rubens Barrichello ser campeão individual tinha ficado para trás, especialmente quando ele se mudou para a Brawn GP, uma equipe nova que surgiu em 2009 após a compra da Honda.
Mas a temporada foi uma das mais surpreendentes da Fórmula 1, com sua equipe dominando o campeonato graças ao desempenho espetacular do carro, especialmente no começo do ano. Barrichello teve a chance de lutar por vitórias e, mesmo não conquistando o título de pilotos, foi fundamental para o título de construtores da Brawn, que foi seu sexto título na categoria.
Esse título de construtores pela Brawn foi uma espécie de “renaissance” para Barrichello, mostrando que ele ainda tinha muito a oferecer, apesar dos desafios e das críticas durante os anos anteriores. Para ele, foi a confirmação de sua consistência e capacidade de adaptação, mesmo em equipes fora do topo tradicional. Antes, havia ganhado cinco seguidos com a Ferrari entre 2000 e 2004.
Barrichello campeão de 2009
No entanto, apesar de ser um piloto respeitado e sempre competitivo, o título de piloto de Barrichello nunca chegou. As oportunidades para ser campeão individual eram difíceis, principalmente com a sombra de Schumacher, que dominava a equipe e o campeonato. Barrichello teve seu maior destaque em 2002, quando foi pressionado pela Ferrari a ceder a vitória para Schumacher no GP da Áustria, algo que gerou bastante polêmica e afetou sua imagem como piloto.
A mudança para a Honda em 2006 representou uma nova fase em sua carreira. Embora a Honda tivesse um potencial considerável, a equipe não era capaz de lutar por títulos com a regularidade das grandes potências como Ferrari, McLaren e Renault. Barrichello passou os anos seguintes tentando, sem sucesso, retornar à briga pelas vitórias. Foi então que, em 2009, tudo mudou.
A Honda, em crise financeira, decidiu sair da F1 no final de 2008, mas a equipe foi comprada por Ross Brawn e transformada na Brawn GP. A nova equipe, com o poder de trabalho de um dos maiores engenheiros da história da F1, Ross Brawn, fez um carro excepcional, o Brawn BGP001, que se mostrou dominante, especialmente nos primeiros eventos da temporada de 2009. O que muitos não esperavam era que Barrichello, já com mais de 15 anos de F1, fosse capaz de competir por vitórias e se manter relevante na luta pelo título.
Barrichello teve uma das melhores temporadas da sua carreira em 2009. Mesmo com um carro muito competitivo, a Brawn GP não tinha o mesmo nível de recursos e experiência que as grandes equipes da época, como a Ferrari e a McLaren. Barrichello teve que lidar com uma fase de adaptação ao novo carro e com a presença de um jovem e talentoso companheiro de equipe, Jenson Button, que rapidamente assumiu a liderança na disputa pelo título.
Embora Barrichello não tenha conquistado o título de pilotos em 2009, ele foi peça fundamental na conquista do título de construtores da Brawn GP, ao lado de Button. A vitória da Brawn também representou a superação de dificuldades que o piloto enfrentou ao longo da carreira, provando que, apesar de seu status de “segundo piloto” por muitos anos, ele era extremamente competitivo e capaz de estar no topo.