Confirmado: 4 grandes eventos esportivos que a Globo não pode transmitir
Nos últimos anos, a Rede Globo tem reafirmado sua liderança nas transmissões esportivas no Brasil. Além da renovação dos direitos do Campeonato Brasileiro, que garantem nove jogos por rodada, a emissora conta com a Copa do Brasil, Libertadores e eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo.
No entanto, existem grandes competições que não estão mais nos canais Globo. Uma delas é Fórmula 1, transmitida pela emissora de maneira exclusiva entre 1982 e 2020. Atualmente, a Band é responsável por televisionar o evento.
Outro torneio é o Campeonato Paulista, considerado por muitos o melhor estadual do país. A Globo transmitiu a competição até 2021, com o Premiere permanecendo com os direitos até 2023. Agora, o Paulistão é distribuído por Paulistão, UOL Play, Nosso Futebol, Zapping e CazéTV (YouTube).
Duas competições que estão de fora da grade da Globo
Saindo das quatro linhas rumo ao octógono, o UFC já foi um dos grandes eventos da rede carioca. A “relação” entre o torneio de MMA e a Globo durou de 2000 até 2023. Na época, a Band passou a transmitir o evento em TV aberta.
No entanto, o acordo com a organização, que lançou uma plataforma própria, acabou no fim de 2024. Para finalizar a lista, temos a Champions League, a maior competição de clubes da Europa.
A compra dos direitos de transmissão do torneio aconteceu em 2009 e a última temporada televisionada pela Globo foi a 2017/18. Em 2021, o SBT passou a distribuir a Liga na TV aberta. A competição pertence à TNT Sports até 2027.