Nelson Piquet queria ter Ayrton Senna como parceiro de equipe e colocou só uma condição

A rivalidade entre Nelson Piquet e Ayrton Senna é um dos capítulos mais marcantes da história da Fórmula 1, especialmente para o público brasileiro, que sempre colocou os dois em lados opostos da idolatria.

Ambos dominaram as pistas nas décadas de 1980 e 1990, mas suas personalidades e estilos de pilotagem distintos alimentaram uma relação repleta de tensões e disputas. No entanto, 30 anos após sua aposentadoria, Piquet revelou que gostaria de ter Senna como companheiro de equipe — mas com uma condição.

Piquet e Senna na mesma equipe?

Em entrevista ao Motorsports Talk, Nelson Piquet afirmou que, durante seu auge na Fórmula 1, desejava dividir o time com Ayrton Senna:

“Na minha era boa, eu queria o Senna comigo. Ia ser um negócio bom. Eu ia deixar ele doidinho.”

Apesar da confiança de Piquet em sua capacidade de competir com Senna dentro da mesma equipe, ele ressaltou que essa ideia se aplicava apenas ao período em que considerava estar no auge — até 1986, ou seja, até o terceiro ano de Ayrton na categoria.

A relação entre os dois pilotos

Piquet, tricampeão mundial, teve seu melhor momento até 1986. Já Senna estreou na Fórmula 1 em 1984 e logo se destacou por sua velocidade e determinação.

“Meu auge foi até 1986. Depois disso, nada. No tempo em que eu confiava nos carros, na época da Brabham, que eu confiava no que estava fazendo.”

Embora nunca tenham sido companheiros de equipe na Fórmula 1, Senna chegou a testar um carro de Piquet em 1983. Na ocasião, Ayrton pilotou uma Brabham no circuito de Paul Ricard, na França. Apesar do desempenho positivo, a parceria nunca se concretizou. Há quem diga que Piquet pode ter influenciado essa decisão, preferindo não dividir a equipe com o jovem talento.

Mesmo com as provocações e a rivalidade intensa, Piquet sempre reconheceu a habilidade de Senna e o considerava um piloto excepcional. Essa disputa histórica elevou o nível da competição e proporcionou duelos inesquecíveis, contribuindo para o legado do automobilismo brasileiro.