FIFA confirma punição e tira Seleção da Copa do Mundo

A FIFA acabou confirmando a punição recentemente e tirou uma Seleção da disputa da Copa do Mundo, para desespero dos seus torcedores. A entidade máxima do futebol mundial tomou uma decisão, há algumas semanas, que acabou chocando o esporte, tendo em vista que resultou na proibição de um país na disputa da competição mais importante realizada no planeta todo.

No começo de fevereiro, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) acabou implantando uma punição severa para os países República do Congo e Paquistão. Na ocasião, a entidade máxima da modalidade suspendeu a Federação Congolesa de Futebol (FECOFOOT) e a Federação de Futebol do Paquistão (PFF), que não podem mais participar de competições internacionais.

A decisão foi tomada com base em alegações de violação de estatutos e interferências externas e acabam impedindo que ambos os países lutem por uma vaga na próxima edição da Copa do Mundo. Em relação à Seleção do Congo, houve uma suposta “ingerência de terceiros” em suas operações, descumprindo obrigações previstas nos estatutos.

Entenda os motivos da FIFA para as punições

A medida foi tomada após uma consulta à Confederação Africana de Futebol (CAF) e duas missões fracassadas a Brazzaville, capital do país. Além disso, as condições para que o país possa voltar a disputar competições internacionais também foi revelado. “A suspensão só será revogada quando a FECOFOOT recuperar o controle total de sua sede e instalações”, disse a entidade em comunicado.

Já a situação do Paquistão se deu porque o país não aprovou mudanças em sua Constituição que garantissem “eleições verdadeiramente justas e democráticas”. Vale ressaltar que o local já sofreu punições vindas da FIFA, por interferência externa, em 2017 e 2021, com a última sendo retirada somente em 2022.