Fifa pode bater o martelo e Seleção Brasileira ter “vaga vitalícia” na Copa do Mundo

O futebol mundial pode sofrer uma nova alteração nos próximos meses. Após anunciar um show do intervalo estilo SuperBowl” na Copa do Mundo de 2026, a FIFA pensa em fazer outro movimento visando a edição de 2030.

Segundo o “New York Times”, a entidade irá avaliar o aumento de número de seleções no torneio. No Catar, em 2022, a Copa contou com 32 equipes. Em 2026, serão 48 times no Mundial disputado no México, Canadá e Estados Unidos. A ideia é que, em 2030, 64 países disputem o título da competição.

E essa mudança, caso confirmada, pode “garantir” uma vaga para a seleção brasileira nas próximas Copas. Mesmo com um desempenho ruim nas Eliminatórias visando 2026, o Brasil ocupa a quinta posição e está a seis pontos da oitava colocação, que sequer leva um país sul-americano à repescagem mundial.

A título de comparação, as Eliminatórias para a Copa de 2022 levavam quatro equipes ao torneio, com a quinta colocação disputando a repescagem. Com o aumento de 32 para 64 países, o número de vagas também deve aumentar. Diante do baixo número de times no continente (10), seria praticamente impossível que a seleção brasileira fique de fora de um Mundial.

Em busca de uma vaga na Copa, Brasil terá dois clássicos pela frente

Como nenhuma vaga é garantida, exceto aquela do país-sede, a seleção brasileira segue se preparando para enfrentar Colômbia e Argentina nos dias 20 e 25 desse mês, respectivamente.

Com 18 pontos em 12 jogos, o Brasil pode ultrapassar os colombianos caso vença. A seleção de Nestor Lorenzo possui 19 pontos. Já a Argentina de Lionel Scaloni somou 25 pontos em 12 partidas e lidera as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.