Craque dos Celtics: Jaylen Brown vive pior estatística da carreira
Com um recorde de 47-19, o Boston Celtics ocupa confortavelmente a segunda posição na Conferência Leste. A equipe vem de uma derrota por 118-112 para o Oklahoma City Thunder na última quarta-feira (12/3) e tem 16 jogos restantes na temporada regular.
Pelo sexto ano consecutivo, Jaylen Brown mantém uma média superior a 20 pontos por jogo com os Celtics. Nomeado All-Star em 2024-25, o ala tem enfrentado uma queda no aproveitamento dos arremessos de três pontos em relação à sua média de carreira. Em 55 partidas, Brown converte apenas 31,6% das tentativas de longa distância, o pior desempenho de sua trajetória na NBA.
Será que Jaylen Brown pode melhorar seu aproveitamento de três pontos antes dos playoffs?
Atualmente em sua nona temporada com os Celtics, o quatro vezes All-Star tem um histórico de 35,6% nos arremessos de três pontos ao longo da carreira, um número próximo à média para alas da liga. No entanto, nesta temporada, seu aproveitamento caiu para 31,6%, significativamente abaixo do seu desempenho habitual.
Na campanha 2023-24, Brown teve um aproveitamento de 35,4% nos arremessos de três e tentou, em média, 5,9 chutes de longa distância por partida. Durante a trajetória do Boston rumo ao título da NBA, nos playoffs passados, seu aproveitamento foi de 32,7%. Agora, aos 28 anos, o jogador enfrenta uma queda de rendimento nesse fundamento, algo que os Celtics precisam corrigir antes da pós-temporada de 2025.
Além disso, a porcentagem efetiva de arremessos de Brown está em 50,9% nesta temporada, a segunda pior de sua carreira — superando apenas os 50,8% de sua temporada de novato. Com 16 jogos restantes, o desafio para Boston será encontrar maneiras de ajudá-lo a recuperar sua consistência no perímetro e evitar que essa deficiência se torne um problema decisivo nos playoffs.