Clube tradicional declarou falência e jogadores precisaram encontrar novos empregos
Um clube bem tradicional do futebol mundial declarou falência, fazendo com que os jogadores precisassem encontrar novos empregos. O futebol movimenta fortunas ao redor do planeta e isso não é novidade para ninguém. No entanto, pelos motivos mais variados, as vezes esses valores acabam não sendo o suficiente para manter equipes de pé, em pleno funcionamento.
E foi justamente isso que aconteceu com o Football Club des Girondins de Bordeaux, um dos clubes mais tradicionais do futebol francês, que foi fundado em 1º de outubro de 1881. A Liga Francesa (LFP) analisou as finanças do clube e decretou rebaixamento à terceira divisão como punição diante a reprovação das contas, lá no ano passado. Desde então, muita coisa aconteceu.
Isso porque o time decidiu abandonar o estatuto de profissional, declarar falência e competir na Championnat National 2, a quarta divisão do Campeonato Francês, em um passo estratégico e ousado para recomeçar. Com isso, os jogadores que faziam parte do elenco precisaram buscar outros empregos em clubes diferentes, tendo em vista que não havia mais dinheiro para pagá-los.
Tradicional clube da França foi parar na quarta divisão
Apesar das saídas, alguns nomes notáveis se juntaram ao Bordeaux. Como foi o caso do inglês Andy Carroll, que, aos 35 anos, com passagens por Liverpool, Newcastle e West Ham, vem sendo peça importantíssima do elenco. Assim, os torcedores seguem na expectativa de mudanças nos bastidores para que o clube retorne seus tempos de glória.
Vale ressaltar que o histórico do time é gigantesco. O clube venceu o Campeonato Francês em 1950, 1984, 1985 1987, 1999 e 2009. Além da liga nacional, Bordeaux tem títulos da Copa da França, da Supercopa da França e da Copa da Liga Francesa. Além disso, foi o lar de jogadores lendários como Zinedine Zidane e Pauleta, além de brasileiros como o zagueiro Pablo e o lateral-direito Mariano.