Lewis Hamilton mal estreou pela Ferrari e já arrumou confusão na equipe
As coisas não começaram nada bem no esperado casamento entre Lewis Hamilton e Ferrari na Fórmula 1. O resultado com um decepcionante 10º lugar, não estava nos planos do heptacampeão e nem do famoso time italiano. Para piorar, as coisas não ficaram por aí.
Em uma prova em que apenas 14 carros completaram a corrida, além do desempenho abaixo do esperado, o heptacampeão evidenciou uma falta de entrosamento com seu novo engenheiro de corrida, o italiano Riccardo Adami.
Desentendimentos pelo rádio chamou atenção dos fãs
A corrida em Melbourne foi marcada por chuva intermitente e diversas intervenções do safety car, tornando a estratégia um fator decisivo. No entanto, a comunicação entre Hamilton e Adami não foi fluida, resultando em momentos de tensão durante a prova. O britânico demonstrou irritação com a repetição de instruções por parte do engenheiro, o que gerou trocas ríspidas pelo rádio.
O primeiro atrito aconteceu ainda na volta 4, durante um período de safety car causado pelos acidentes de Jack Doohan e Carlos Sainz. Adami pediu para Hamilton ativar o modo X na relargada e manter o charge mode ligado para otimizar a recuperação de energia. O piloto concordou, mas fez um pedido direto ao engenheiro:
Adami: “Pré-selecione o modo X no reinício, modo X agora. Vamos continuar no modo charge, botão charge on.”
Hamilton: “Sim, sem problema. Só não repita tudo, por favor.”
Adami: “Entendido.”
Mais tarde, na volta 13, outro desentendimento ocorreu. Enquanto Hamilton tentava se aproximar de Pierre Gasly, da Alpine, Adami sugeriu o uso do K1 para ganhar potência extra. A insistência do engenheiro incomodou ainda mais o britânico:
Adami: “Você pode usar o K1 quando estiver perto.”
Hamilton: “Deixa isso comigo, por favor.”
Adami: “K1 disponível.”
Hamilton: “Sim, eu sei. Deixa isso comigo, por favor.”
A tensão continuou na volta 25, quando Adami sugeriu uma mudança de marcha antes de ativar o DRS. Já irritado, Hamilton elevou o tom:
Adami: “Para evitar negar o DRS, sugerimos um upshift antes de ativar o DRS.”
Hamilton: “Por favor, me deixa. Sim, me deixa.”
Erro estratégico e frustração no fim da corrida
A prova seguiu sem grandes emoções até a volta 36, quando um acidente de Fernando Alonso e a volta da chuva forte embaralharam as estratégias. Com o caos na pista, a Ferrari teve a chance de acertar no momento do pit stop e recuperar posições.
No entanto, a equipe demorou para reagir, chamando Hamilton para os boxes apenas na volta 48 – três voltas depois de Lando Norris e Max Verstappen, que já haviam feito a troca.
A decisão tardia custou caro, e Hamilton não escondeu a frustração:
Hamilton: “Você tinha dito que não choveria tanto. Perdemos uma grande oportunidade aqui…”
Adami: “Nós tentamos, mas a informação que recebi era de que seria uma chuva passageira. Se o restante da pista estivesse seco, poderíamos continuar. Mas acabou chovendo mais do que esperávamos.”
Reflexões pós-corrida
Hamilton cruzou a linha de chegada na nona posição após punições aplicadas a adversários. Após a corrida, Adami elogiou o desempenho do britânico, mas admitiu que erros estratégicos comprometeram um resultado melhor. Hamilton, por sua vez, minimizou o impacto do desempenho ruim, mas reconheceu as dificuldades:
“Não foi um grande dia, mas pelo menos não saímos de mãos vazias. Vamos seguir trabalhando.”
Na coletiva de imprensa, o piloto foi ainda mais direto:
“Foi muito complicado e muito pior do que eu esperava. O carro estava difícil de pilotar o tempo todo. Estou grato por ter conseguido evitar o muro, porque era para lá que ele queria ir na maior parte da corrida.”
Nova equipe, novos desafios
Antes de se juntar à Ferrari, Hamilton passou 12 anos na Mercedes trabalhando com Peter Bonnington, seu engenheiro de corrida de longa data. Apesar da forte relação com o britânico, o heptacampeão também já teve momentos tensos pelo rádio, como no GP de Miami de 2022, quando discutiu uma decisão estratégica que envolveu James Vowles, atual chefe da Williams.
A estreia na Ferrari mostrou que Hamilton e Adami ainda têm um longo caminho para construir a mesma sintonia que o piloto teve com Bonnington. Resta saber se essa adaptação será rápida o suficiente para manter as ambições do britânico na temporada.