Conmebol faz exigência ao Vasco ou o time não poderá receber jogos da Sul-Americana
O Vasco não conseguiu conquistar o título do Campeonato Carioca, sendo derrotado na semifinal pelo grande rival Flamengo. Em contrapartida o cruzmaltino já tem vaga garantida na 3ª fase da Copa do Brasil, após eliminar União Rondonópolis e Nova Iguaçu nas fases anteriores.
Mas 2025 não se resume aos dois torneios, o time carioca tem mais duas competições no calendário: o Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana. Falando no torneio continental, o clube decidiu abrir o bolso para conseguir mandar os jogos em seus domínios.
O Vasco está preparando melhorias na iluminação do Estádio de São Januário e investirá cerca de R$ 500 mil na instalação de novos refletores. A iniciativa atende a uma exigência da CONMEBOL, e a previsão é que o novo sistema esteja em funcionamento já na estreia do clube no Brasileirão.
Adversários do Vasco na Sul-Americana
O Vasco retorna a uma competição sul-americana após cinco anos e conheceu, em sorteio realizado na última segunda-feira (17), seus adversários na fase de grupos. A equipe enfrentará Lanús (Argentina), Academia Puerto Cabello (Venezuela) e Melgar (Peru).
Essa será a oitava participação do Vasco na Sul-Americana. A melhor campanha do clube no torneio foi em 2011, quando chegou à semifinal e foi eliminado pela Universidad de Chile.
Lanús (Argentina)
O Lanús garantiu vaga na Sul-Americana 2025 ao terminar em quinto lugar no Campeonato Argentino do ano passado. Será sua 14ª participação no torneio, que conquistou em 2013 ao derrotar a Ponte Preta na final. Em 2012, a equipe enfrentou o Vasco na Libertadores e foi eliminada nas oitavas de final.
Academia Puerto Cabello (Venezuela)
O clube venezuelano conquistou a vaga ao terminar em terceiro lugar na liga nacional. Fundado oficialmente em 2014, participa da fase de grupos da Sul-Americana pela segunda vez e eliminou o Metropolitanos na fase preliminar com uma vitória por 3 a 0.
Melgar (Peru)
O Melgar disputou a Libertadores 2025, eliminando o Tolima na primeira fase, mas caiu para o Cerro Porteño na fase seguinte. Será sua sétima participação na Sul-Americana, onde teve sua melhor campanha em 2022, chegando à semifinal.