CBF inclui novas regras no futebol brasileiro; Saiba quais são

A CBF acabou incluindo algumas novas regras que pode acabar modificando bastante o futebol brasileiro como um todo. O cenário do esporte, assim como o resto do mundo, passa por diversas mudanças no decorrer das décadas, com as entidades organizadoras trazendo novas regras e revendo as antigas, pensando sempre na evolução e na fluidez das competições disputadas.

Agora, inclusive, está em vigor um documento que traz novas regras para o cenário nacional da bola. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol divulgou, na última sexta-feira, um ofício para os clubes e para as federações. No documento, são detalhadas algumas práticas novas determinadas com o objetivo de aumentar o controle do jogo, reduzir excessos e proporcionar maior fluidez nas partidas.

Vale ressaltar que essas atualizações, que serão citadas a seguir, já estão em prática e influenciarão no Campeonato Brasileiro, por exemplo. Além disso, as competições que estão em andamento também contarão com as mudanças da CBF, mas somente a partir da próxima fase. Assim, o futebol nacional vai ser unificado nessas novas regras muito em breve.

Entenda as mudanças que a CBF proporcionou

Entre as novas terminações, uma que chamou a atenção aponta que somente Capitães das equipes podem falar com os árbitros no decorrer das partidas. Essa sempre acabou sendo a orientação passada, com os jogadores já sendo escolhidos pela liderança e diálogo. No entanto, agora acabou virando regra na CBF e os demais atletas não poderão ter debates com os responsáveis pelo apito.

Outra situação que chamou bastante a atenção teve a ver com a limitação do tempo de goleiros com a bola nas mãos, que já foi vista no passado e agora voltará a ser cobrada nos gramados. Os arqueiros agora terão um limite de 8 segundos para segurar a bola com as mãos. Caso esse tempo seja ultrapassado, será marcado um escanteio para o time adversário.