Fifa determina penalidade e Seleção não vai mais poder jogar a Copa do Mundo

A pouco mais de um ano para a Copa do Mundo, as Eliminatórias seguem a todo vapor, com algumas seleções inclusive já classificadas para a maior competição de futebol do planeta. Uma delas, entretanto, não poderá entrar em campo pelo torneio entre os dias 11 de junho e 19 de julho.

Isso porque a FIFA decidiu suspender a República Federativa do Congo (Fecofoot) de todas as competições organizadas pela entidade, ou seja, incluindo a Copa. Suspensa até “segunda ordem”, a federação país africano foi punida por “ingerência de terceiros”, descumprindo artigos do estatuto da FIFA.

“A suspensão só será revogada quando a FECOFOOT recuperar o controle total de sua sede e instalações”, escreveu a entidade em comunicado. Por ora, não há previsão para a revisão da punição.

Outra seleção também pode ficar de fora da Copa do Mundo

Além da República Federativa do Congo, o Paquistão também foi punido pela FIFA. De acordo com a entidade, o Paquistão (PFF) não aceitou mudanças em sua Constituição que tornassem o processo eleitoral “verdadeiramente justo e democrático”.

Vale lembrar que o país já foi punido em 2017 e 2021, em ambos os casos por “ingerência externa”. Para que o Paquistão possa voltar às competições da FIFA, é preciso aceitar o plano constitucional da entidade e da Confederação Asiática de Futebol (AFC).

Em entrevista à imprensa local, Haroon Malik, presidente do Comitê de Normalização da PFF, disse que “a maioria dos membros eleitos do Congresso da federação rejeitou as alterações sugeridas pela Fifa”. Segundo o dirigente, as eleições já terminaram e os novos membros assumirão a próxima fase da gestão.