Amarela punida! FIFA encontrou irregularidade e Seleção perdeu 3 pontos nas eliminatórias

A quatro jogos do fim das Eliminatórias, as seleções que jogarão a Copa do Mundo de 2026 começam a surgir. No caso da América do Sul, uma delas precisou lidar com uma dura punição aplicada pela FIFA. O Equador, atual segundo colocado, com 23 pontos, iniciou a competição com −3 pontos.

No meio de 2022, a entidade máxima do futebol definiu que a seleção deveria perder 3 pontos por conta de uma denúncia feita pela Federação Chilena. Em maio daquele ano, o Chile entrou com um processo alegando que o Equador teria escalado Byron Castillo de maneira irregular em partidas das Eliminatórias para o Mundial do Catar.

Mesmo com a confirmação da punição, a perda dos pontos só passou a valer nessas edições das Eliminatórias. Além disso, o Equador precisou pagar uma multa de além de ter que pagar uma multa de 100 mil francos suíços (R$ 525 mil). Na época, o Equador chegou a correr risco de perder sua vaga na Copa do Mundo de 2022.

Quais serão os próximos jogos do Equador rumo à Copa?

Com 23 pontos em 14 jogos, a seleção comandada por Sebastián Beccacece está a oito pontos da Argentina, líder das Eliminatórias Sul-Americanas com 31 pontos. O próximo jogo do Equador será no dia 4 de junho, contra o Brasil.

Cinco dias depois, enfrenta o Peru. Enquanto a Amarelinha ocupa a quarta colocação, com 21 pontos, o Chile figura na décima posição, com dez pontos.