Lebron James consegue o que parecia impossível na NBA

Na vasta coleção de recordes de LeBron James, sempre há espaço para mais um. Ao entrar em quadra na última terça-feira (8), contra o Oklahoma City Thunder, o astro do Los Angeles Lakers alcançou uma nova marca: igualou Kareem Abdul-Jabbar como o segundo jogador com mais partidas disputadas em temporadas regulares da NBA, com 1.560 jogos, algo que tempos atrás muitos achavam impossível. O topo desse ranking ainda pertence a Robert Parish, lendário pivô do Boston Celtics, com 1.611 partidas.

LeBron, que está em sua 22ª temporada na liga – feito até então alcançado apenas por Vince Carter –, vem acumulando feitos impressionantes em 2024/2025. Tornou-se o primeiro jogador a atuar ao lado do próprio filho, Bronny, e ultrapassou a marca de 50 mil pontos somando temporada regular e playoffs. Também é o único atleta da história a ter múltiplas atuações com mais de 40 pontos aos 40 anos.

Outro recorde importante deixado para trás foi o de tempo total em quadra. Kareem Abdul-Jabbar liderava essa estatística com 57.446 minutos desde sua aposentadoria em 1989, mas LeBron ultrapassou essa marca em dezembro do ano passado.

Mesmo aos 40 anos, LeBron mostra que ainda tem fôlego para seguir quebrando marcas. Caso dispute a temporada 2025/2026, poderá ultrapassar Robert Parish e se tornar o jogador com mais jogos em temporadas regulares da história da NBA.

Enquanto isso, segue sendo peça fundamental para os Lakers, que ocupam a terceira colocação na Conferência Oeste e estão firmes na briga por uma vaga nos playoffs. LeBron busca alcançar sua 11ª final de NBA – o que o deixaria em segundo lugar isolado nesse ranking, atrás apenas de Bill Russell, com 12 – e conquistar seu quinto título.

Alguns dos recordes históricos de LeBron James:

  • Disputa sua 22ª temporada, igualando o recorde de longevidade de Vince Carter;
  • É o maior pontuador da história da NBA, com mais de 50 mil pontos somando temporada regular e playoffs;
  • Alcançou 1.560 jogos em temporada regular, igualando Kareem Abdul-Jabbar e atrás apenas de Robert Parish (1.611);
  • Líder em minutos jogados na história da NBA, considerando temporada regular, play-in e playoffs;
  • Já disputou 10 finais da NBA, igualando Kareem e ficando atrás apenas de Sam Jones (11) e Bill Russell (12);
  • Recordista de participações no All-Star Game, com 21 convocações;
  • Único a marcar ao menos 10 pontos em mil jogos consecutivos;
  • Único na história a superar as marcas de 10 mil rebotes e 10 mil assistências;
  • Primeiro jogador a anotar pelo menos 40 pontos contra todas as franquias da NBA;
  • Único com múltiplos jogos acima dos 40 pontos após completar 40 anos;
  • Primeiro a dividir quadra com o filho na NBA, atuando ao lado de Bronny James nesta temporada.