Carmelo Anthony quer ver duas camisas aposentadas na NBA

Carmelo Anthony, que construiu uma carreira de 19 temporadas na NBA com passagens marcantes por Denver Nuggets e New York Knicks, expressou o desejo de ver sua camisa aposentada por ambas as franquias. Em coletiva de imprensa realizada no Alamodome, onde foi oficialmente anunciado como integrante da classe de 2024 do Hall da Fama, Anthony foi questionado sobre a possibilidade dos Knicks retirarem sua camisa número 7.

Por que não?”, respondeu o ex-jogador. “Eu adoraria ver isso. Pra mim, é tipo: por que esperar? Se você precisa pensar muito sobre isso, então beleza… deixa pra lá.”

Desde que anunciou sua aposentadoria em maio de 2023, surgiram rumores de que os Knicks estariam considerando honrá-lo com a aposentadoria do número 7. Aos 40 anos, Anthony afirmou que ainda não recebeu qualquer informação oficial da franquia.

Não sei, cara”, disse. “Sinceramente, estou sendo surpreendido por muitas coisas ultimamente, e estou apenas tentando curtir o momento. Se isso acontecer, vai ser uma grande surpresa — e eu ficaria em êxtase. Gostaria de ver minha camisa aposentada tanto em Denver quanto em Nova York.”

Grande problema para camisa dos Nuggets ser aposentada

Embora o desejo de Carmelo seja claro, o cenário é mais favorável em Nova York do que em Denver. Isso porque a camisa número 15 que ele usava nos Nuggets pertence atualmente a Nikola Jokic — considerado o maior jogador da história da franquia e cuja camisa será certamente aposentada. Para homenagear Anthony, os Nuggets teriam que aposentar o mesmo número duas vezes, algo que, apesar de incomum, já aconteceu na NBA.

Os Knicks, por exemplo, aposentaram a camisa 15 em homenagem a dois jogadores: Earl Monroe e Dick McGuire. O Portland Trail Blazers fez o mesmo com a camisa 30, para Bobby Gross e Terry Porter. Portanto, o único obstáculo real é se os Nuggets acreditam que Anthony merece esse reconhecimento.

Selecionado com a terceira escolha do Draft de 2003, Carmelo passou sete temporadas e meia em Denver, com médias de 24,8 pontos, 6,3 rebotes, 3,1 assistências, 1,1 roubos e 0,5 tocos por jogo. Ele é o quarto maior pontuador da história da franquia (13.970 pontos) e oitavo em roubos de bola (634).

Apesar de não ter conquistado um título e da sua polêmica saída rumo aos Knicks em 2011, Anthony é um forte candidato a se tornar o oitavo jogador com a camisa aposentada pelos Nuggets.

Já em Nova York, Carmelo teve uma média de 24,7 pontos, 7,0 rebotes, 3,2 assistências e 1,0 roubo em seis temporadas e meia. Foi cestinha da liga em 2013 e teve papel fundamental na revitalização dos Knicks após anos de desempenho abaixo das expectativas. Assim como em Denver, no entanto, o título nunca veio.

Até hoje, os Knicks aposentaram nove camisas — oito de jogadores e uma de técnico. Apenas dois deles não venceram campeonatos com a franquia: Dick McGuire e Patrick Ewing. Carmelo Anthony pode muito bem ser o terceiro, mas como ele mesmo disse: “o tempo dirá”.