Após conquistar Copa do Mundo, Hugo Calderano vai encerrar ciclo no tênis de mesa
Hugo Calderano escreveu mais um capítulo histórico em sua carreira ao conquistar, no último domingo (20/4), o inédito título da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, mesmo em meio a uma fase de transição profissional.
Após ver a medalha olímpica escapar em Paris, onde ficou em quarto lugar, o brasileiro anunciou neste mês sua saída do clube alemão TTF Liebherr Ochsenhausen, onde atuou por nove temporadas. Atualmente, ele busca uma nova comissão técnica para seguir sua trajetória.
Brasileiro vai finalizar jornada por clube alemão
Na campanha do título em Macau, na China, Calderano contou com a liderança do técnico Thiago Monteiro, atual comandante da seleção brasileira. Os dois já haviam trabalhado juntos em outras competições do circuito, como o WTT, mas ainda não está definido se Monteiro seguirá ao lado do atleta nos próximos compromissos.
A Bundesliga marcará os últimos jogos de Calderano com a equipe do Ochsenhausen. Nos dias 27 e 30 de abril, ele disputará as semifinais contra o Saarbrücken TT. Em caso de classificação, ainda terá pela frente a final da liga alemã, em confronto único, agendado para junho.
Aos 18 anos, Hugo iniciou sua trajetória no clube alemão, onde viveu duas passagens de sucesso. Entre os principais títulos conquistados estão a Bundesliga (2019) e duas Copas da Alemanha (2019 e 2024). Mesmo após o encerramento do vínculo, ele seguirá utilizando as instalações do clube para seus treinamentos.
Campanha histórica na Copa do Mundo
Único atleta fora da Ásia e Europa a conquistar a Copa do Mundo, Calderano superou na final o chinês Lin Shidong, atual número 1 do mundo. Na campanha, também venceu nomes de destaque como Wang Chuqin (2º do ranking), Tomokazu Harimoto (3º) e outros atletas do top 30.
O brasileiro, que já foi o terceiro do mundo em 2022, deve reassumir essa posição após o título. Até então, seu melhor resultado na Copa do Mundo havia sido uma participação nas quartas de final, em 2019.
“É uma sensação incrível ser campeão da Copa do Mundo. Nunca imaginei conquistar um título dessa magnitude. Não vinha no meu melhor momento, mas fiz uma final brilhante contra o número um do mundo. Perdi o primeiro set, mas consegui ajustar a tática e manter a mente firme. Estou muito orgulhoso por levar um título desse tamanho para o Brasil” — declarou Hugo.
Com a conquista, Calderano emplaca sua sexta vitória consecutiva na competição e reforça seu domínio no continente: ele já soma 15 títulos e três ouros individuais nos Jogos Pan-Americanos, além do histórico quarto lugar nos Jogos Olímpicos.