Ronaldinho Gaúcho se uniu a velhos “parças” para encontrar novos craques

Craques que já defenderam as cores da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, Ronaldinho Gaúcho, Tamires, Júlio César e Luiz Gustavo, estão promovendo seletivas que buscam revelar a próxima geração de jogadores no país. Com métodos alternativos, as escolhas dispõem de plataformas online e aplicativos que utilizam a Inteligência Artificial para descobrir novos talentos.

Responsável por lances inesquecíveis no futebol, Ronaldinho Gaúcho é considerado um dos melhores jogadores dos últimos tempos. Aposentado, o craque segue transmitindo seu legado por peio do Manual do Bruxo, ecossistema de ensino lançado no início de 2025.

Para selecionar os novos talentos, é necessário passar em três etapas. Na primeira, os participantes terão acesso a conteúdos, por meio de vídeo-aulas, que irão desenvolver a criatividade, a ginga e a técnica no futebol. Caso passe, haverá uma seletiva presencial com todos os matriculados no projeto, finalizando com a escolha dos talentos selecionados por Ronaldinho.

Os alunos ainda terão a oportunidade de aprender com o analista tático Diego Vieira, CEO da Outlier FC e parceiro do projeto, que atualmente trabalha com Endrick, atacante do Real Madrid, Andreas Pereira, do Fulham, Talles Magno, do Corinthians, entre outros importantes nomes do futebol nacional e internacional.

O projeto de ex-jogador do Barcelona capacita e desenvolve jovens apaixonados pelo esporte, tendo como base a visão de jogo de Ronaldinho Gaúcho. Mesmo sendo idealizado no Brasil, o projeto está disponível para o mundo inteiro, alcançando mais 300 mil inscrições.

“É gratificante vermos o sucesso deste projeto, uma vez que buscamos proporcionar as mesmas chances a todos os jovens atletas. O Manual do Bruxo é um ecossistema de ensino que visa ajudar os alunos a conquistarem os seus sonhos no mundo do futebol com as dicas valiosas de um ídolo da seleção brasileira e do futebol mundial”, declarou Leandro Almeida, VP de operações do projeto.

Já o projeto “Estrelas”, possui Tamires, lateral da Seleção Brasileira como embaixadora, seleciona, treina e encaminha para clubes e universidades jogadoras entre os 9 e 19, que possuem o sonho de construir uma carreira no futebol feminino.

Na sua terceira temporada, o projeto oferece auxílio médico, odontológico, nutricional, entre outros serviços para 120 atletas. Com o planejamento, mais de 3 mil jogadoras já foram beneficiadas e cerca de 78 meninas foram selecionadas para atuarem em times nacionais e internacionais.

“É gratificante vermos o sucesso deste projeto, uma vez que buscamos proporcionar as mesmas chances a todos os jovens atletas. O Manual do Bruxo é um ecossistema de ensino que visa ajudar os alunos a conquistarem os seus sonhos no mundo do futebol com as dicas valiosas de um ídolo da seleção brasileira e do futebol mundial”, declarou Camila Estefano, gerente geral do “Estrelas”.