Anúncio envolvendo Cleber Machado fora da Record pegou todo mundo de surpresa

Desde que a Record retomou o projeto das transmissões de futebol na emissora, o grande nome da nova empreitada é Cleber Machado, narrador com larga experiência, que fez história atuando nos microfones da Rede Globo. Mas, o que ninguém poderia imaginar, era o veterano sendo anunciado fora da emissora paulista e ainda pela voz de Galvão Bueno.

O fato aconteceu alguns dias atrás, para chamada de uma importante transmissão do Brasileirão. Durante a partida exclusiva de Vasco x Flamengo pelo Brasileirão 2025 no Amazon Prime Video, no último dia (19/4), o momento curioso chamou a atenção do público: Cléber Machado foi citado fora da Record, mais precisamente na tela do Streaming.

Galvão Bueno anunciou a partida que seria exibida pela Record e ainda mandou um abraço para Cléber Machado, ex-colega de Globo, que narraria Fortaleza x Palmeiras na emissora de Edir Macedo. A atitude não foi por acaso.

O que houve por trás da surpreendente iniciativa?

De acordo com informações publicadas pelo jornalista Allan Simon, em sua coluna no portal UOL, A iniciativa faz parte de um acordo promovido pela Liga Forte União (LFU), responsável pela venda dos pacotes de transmissão para Record, YouTube, Amazon e Globo.

O planejamento inclui uma estratégia de divulgação cruzada entre Amazon, Record e YouTube, nas quais cada plataforma anuncia as partidas das demais. Desde a 4ª rodada , o Prime Video passou a divulgar os jogos exibidos pela Record e pelo YouTube, enquanto essas duas plataformas promovem as transmissões da Amazon.

Essa estratégia já havia sido percebida na quarta-feira (16/4), quando Cleber Machado, narrando Corinthians x Fluminense pela Record, anunciou o clássico Vasco x Flamengo — exclusivo do Prime Video — e também saudou Galvão Bueno.

A Globo, no entanto, ficou de fora desse modelo. A emissora, que transmite partidas da LFU com sua própria identidade visual e gráficos exclusivos, não aderiu à divulgação cruzada. No caso de Record e CazéTV (YouTube), que dividem algumas transmissões, elas não precisam necessariamente citar uma à outra, mas devem promover o jogo da Amazon.

Idealizada pela agência LiveMode, que conduziu as negociações pela LFU, a estratégia foi inspirada em práticas comuns em ligas esportivas internacionais, especialmente nos Estados Unidos, onde concorrentes colaboram na promoção dos jogos. No Brasil, o Paulistão já utiliza um sistema semelhante há algumas temporadas, com divulgação cruzada entre Record, YouTube e TNT Sports.