Famosa emissora usa IA para recriar voz e irrita torcedores da NBA

A NBC está retornado ao mercado de direitos de mídia da NBA nesta próxima temporada, empolgando os apaixonados por basquete com a promessa de uma cobertura mais ampla e o retorno de um clássico parceiro da era de ouro da liga. Porém muitos fãs ficaram felizes com o uso de IA para recriar a voz de um dos mais icônicos narradores da competição.

Segundo Andrew Marchand, do The Athletic, a NBA planeja usar uma versão da voz de Jim Fagan gerada por IA, para promover a cobertura da NBA. O narrador que faleceu em 2017, terá sua voz divulgada por meio de um acordo entre a emissora, sua família e dubladores atuais para aprimorar suas apresentações em 2025-26.

Vale relembrar que esta não será a primeira vez que a NBC utiliza IA em sua cobertura esportiva. Em 2024, o comentarista veterano, Al Michaels, emprestou sua voz para uso da IA durante os Jogos Olímpicos de Paris, no programa “Your Daily Olympic Recap on Peacock”, da Peacock. O objetivo da emissora, ao utilizar a voz de Fagan é trazer de volta um clima nostálgico à cobertura da NBA, garantindo inclusive o retorno da icônico “Roundball Rock”, de John Tesh, como tema da cobertura.

Com a repercussão, Josh B. decidiu apresentar um exemplo hipotético que impactou muitos fãs do basquete: “Sabe o que é divertido nos esportes? Quando novas gerações chegam e mostram seu talento. O mesmo vale para a radiodifusão e outras mídias. Que algum jovem radialista faça seu nome”.

A NBA segue determinada a fazer a lendária voz trabalhar na próxima temporada da NBA, contudo precisarão ter noção de que isso afastará o público de suas transmissões.