Novo Papa impediu o Vasco de passar vergonha em rede nacional
A Igreja Católica tem um novo líder. Na tarde desta quinta-feira (8), a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina anunciou que os 133 cardeais reunidos no conclave escolheram Robert Prevost como o novo papa. Ele adotará o nome de Leão XIV, encerrando o período de Sé Vacante.
O anúncio da escolha foi feito em rede nacional por meio do “Plantão da Globo”, interrompendo o “Globo Esporte” justamente durante a exibição de uma reportagem sobre a derrota do Vasco.
A coincidência rapidamente ganhou as redes sociais. Muitos internautas ironizaram que o primeiro milagre de Leão XIV teria sido poupar os torcedores vascaínos da goleada sofrida para o Puerto Cabello, por 4 a 1, pela Copa Sul-Americana.
O novo Papa já fez o milagre de livrar o Vasco de passar vergonha pic.twitter.com/J9t2Fc2eZU
— VULGÃOᶜˢᵃ 🏳️🌈 (@VULGAOTT) May 8, 2025
Eleição de Leão XIV
O novo papa foi escolhido após cinco votações gerais, no segundo dia de conclave. Apesar do número elevado de eleitores em comparação ao conclave anterior (133 cardeais contra 117 em 2013), a decisão aconteceu de forma relativamente rápida. Antes da fumaça branca, duas fumaças pretas sinalizaram votações sem consenso — uma na manhã desta quinta e outra na quarta-feira (7).
A sucessão papal ocorreu 17 dias após a morte do papa Francisco, que faleceu em sua residência no Vaticano, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca. Ele havia deixado o hospital semanas antes, após uma internação prolongada para tratar uma pneumonia. Francisco foi pontífice por 12 anos e marcou sua gestão por reformas e esforços de aproximação com os fiéis. Agora, caberá a Leão XIV definir os próximos passos da Igreja Católica.